O que é argumentação para Perelman?
Índice
- O que é argumentação para Perelman?
- O que é a argumentação?
- Como a demonstração pode estar a serviço da argumentação?
- O que é um argumento retórico?
- O que é argumento de auditório?
- O que é argumentação universal?
- Qual é a estrutura de um argumento?
- Quais são os componentes de um argumento?
- Quais os três tipos de provas argumentativas segundo Aristóteles?
- Quais são as formas de argumentação jurídica?
- Por que a argumentação é utilizada?
- Qual a origem da teoria da argumentação?
- Qual a influência da argumentação sobre a sociedade?
- Como é feito um texto argumentativo?

O que é argumentação para Perelman?
Ouça em voz altaPausarSegundo define Perelman, a argumentação consiste num conjunto de técnicas discursivas que visam a “provocar ou aumentar a adesão de um auditório às teses que se apresentam ao seu assentimento” (1993, p.
O que é a argumentação?
Ouça em voz altaPausarArgumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo.
Como a demonstração pode estar a serviço da argumentação?
Ouça em voz altaPausarDeste modo, a demonstração opera-se por premissas consideradas evidentes e que, por isso, não precisam ser comprovadas, enquanto a argumentação recorre às teses cuja aceitação dependerá da capacidade de persuasão do argumentador. ... Ou seja, a demonstração poderá ser utilizada a serviço da argumentação.
O que é um argumento retórico?
Ouça em voz altaPausarEntenderei por argumentação retórica a atividade verbal que visa fazer alguém crer em alguma coisa. Essa atividade é de fato um dos objetos de estudo tradicionais da retórica. Duas palavras de comentário sobre essa definição. Ela exclui voluntariamente a atividade que visa levar alguém a fazer alguma coisa.
O que é argumento de auditório?
Ouça em voz altaPausarDefinido como “o conjunto daqueles que o orador quer influenciar com sua argumentação” (PERELMAN, 1996, p. 21), o auditório é o grupo de pessoas que o orador pretende atingir com os argumentos utilizados, de forma a convencê-los ou persuadi-los, conseguindo sua adesão à tese desejada.
O que é argumentação universal?
Ouça em voz altaPausarUm argumento válido é eficiente para o que Perelman chama de 'auditório universal': um auditório que corporifica nossas concepções de racionalidade. Assim, o valor de um argumento depende dos méritos da audiência para assenti-lo.
Qual é a estrutura de um argumento?
Ouça em voz altaPausarSegundo o modelo de Toulmin (1958), os elementos que compõem a estrutura de um argumento são o dado (D), a conclusão (C), a justificativa (J), os qualificadores modais (Q), a refutação (R) e o conhecimento básico (B). ... Este elemento é chamado de refutação (R).
Quais são os componentes de um argumento?
Ouça em voz altaPausarSegundo Toulmin (2001 São Paulo: Martins Fontes, 2001.), os elementos fundamentais de um argumento são o dado (D), a conclusão (C) e a justificativa (J). É possível apresentar um argumento contando apenas com esses elementos, cuja estrutura básica é: "a partir de um dado D, já que J, então C".
Quais os três tipos de provas argumentativas segundo Aristóteles?
Ouça em voz altaPausarAtribui-se a Aristóteles, na Antiguidade clássica, a sistematização dos estudos sobre os meios de persuasão em quatro dimensões argumentativas: a demonstração, a retórica, a sofística e a dialética (Menezes, 2004. 2004.
Quais são as formas de argumentação jurídica?
Ouça em voz altaPausarA justificação externa é composta por regras e formas de argumento classificadas em seis grupos por Alexy: (1) interpretação; (2) argumentação dogmática; (3) uso de precedentes; (4) argumentação geral prática; (5) argumentação empírica; (6) e formas especiais de argumentos jurídicos.
Por que a argumentação é utilizada?
- A Argumentação é utilizada, por exemplo em tribunais, para provar ou refutar a validade de certos tipos de evidências. Além disso, estudiosos da teoria da argumentação estudam as razões post hoc (após o ato concluído) mediante as quais um indivíduo pode justificar decisões que originalmente poderiam ter sido tomadas de forma irracional.
Qual a origem da teoria da argumentação?
- A teoria da argumentação teve suas origens na teoria do conhecimento (epistemologia), pertencente ao campo da filosofia, que demandou a procura de bases para as configurações (lógica, leis que regem o abstrato) e os materiais (física, leis que regem o concreto) de um sistema universal de conhecimento.
Qual a influência da argumentação sobre a sociedade?
- Desde a antiguidade, a argumentação tem sido objeto de interesse de todas as áreas em que se pratica a arte de falar e escrever de forma persuasiva. Nos dias de hoje, o estudo da argumentação tem recebido atenção devido à grande influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade.
Como é feito um texto argumentativo?
- Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela. Para que a argumentação seja convincente é necessário levar o leitor a um “beco sem saída”, onde ele seja obrigado a concordar com os argumentos expostos.