Qual resolução que reconhece atividades da pedagogia hospitalar?
Índice
- Qual resolução que reconhece atividades da pedagogia hospitalar?
- Como o MEC define classe hospitalar?
- Qual é o perfil dos professores no Atendimento Educacional hospitalar e Domiciliar?
- O que diz as leis que dão embasamento para o atendimento pedagógico hospitalar?
- Quem tem direito a pedagogia hospitalar?
- Quem organiza a educação nos hospitais brasileiros?
- Qual é o objetivo da classe hospitalar?
- Quais são as classes hospitalares?
- Qual a importância da escolarização hospitalar e domiciliar?
- O que é atendimento domiciliar na educação?
- Qual a importância da adequação à educação profissional?
- Como o professor atua na educação infantil?
- Qual a importância do profissional de apoio nas escolas?
- Qual a relação entre a educação básica e a educação profissional?

Qual resolução que reconhece atividades da pedagogia hospitalar?
O Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução no 02, de 01, define, entre os educandos com necessidades educacionais especiais, aqueles que apresentam dificuldades de acompanhamento das atividades curriculares por condições e limitações específicas de saúde (art. 13, §1o e 20o ).
Como o MEC define classe hospitalar?
Para melhor compreensão, o Ministério da Educação – Secretaria da Educação Especial (MEC/SEESP) define como Classe Hospitalar: “[...] o atendimento pedagógico- educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, como tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do ...
Qual é o perfil dos professores no Atendimento Educacional hospitalar e Domiciliar?
O professor que irá atuar em Classe Hospitalar ou no atendimento pedagógico domiciliar deverá estar capacitado para trabalhar com a diversidade humana e diferentes vivências culturais, identificando as necessidades educacionais especiais dos educandos impedidos de frequentar a escola, definindo e implantando ...
O que diz as leis que dão embasamento para o atendimento pedagógico hospitalar?
Alunos da educação básica que estejam internados por tempo prolongado para tratamento de saúde — seja no hospital ou em casa — receberão atendimento educacional. É o que garante a Lei 13.716, de 2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25).
Quem tem direito a pedagogia hospitalar?
Tem direito ao atendimento escolar os alunos do ensino básico internados em hospital, em sérvios ambulatoriais de atenção integral à saúde ou em domicilio; alunos que estão impossibilitados de freqüentar a escola por razões de proteção à saúde ou segurança abrigados em casas de apoio, casas de passagem, casas-lar e ...
Quem organiza a educação nos hospitais brasileiros?
CLASSE HOSPITALAR A Classe Hospitalar foi denominada pelo Ministério da Educação (MEC), como um atendimento pedagógico-educacional realizado em ambientes de tratamento de saúde, em caso de internação ou em atendimento hospitalar- dia e hospital- semana ou até mesmo em atenção à saúde mental do paciente.
Qual é o objetivo da classe hospitalar?
A classe hospitalar oferece à criança a vivência escolar, o professor precisa ter um planejamento estruturado e flexível. O ambiente da classe hospitalar deve ser acolhedor, um espaço pedagógico alegre e aconchegante fazendo com que a criança enferma melhore emocional, mental e fisicamente.
Quais são as classes hospitalares?
A Secretaria de Educação Especial define como classe hospitalar o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, com tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do atendimento em hospital-dia e hospital-semana ou em serviços de atenção ...
Qual a importância da escolarização hospitalar e domiciliar?
As classes hospitalares e o atendimento em ambiente domiciliar devem dar continuidade ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem de alunos matriculados em escolas da Educação Básica, contribuindo para o seu retorno e reintegração ao grupo escolar.
O que é atendimento domiciliar na educação?
O Atendimento Pedagógico Domiciliar é uma forma de atendimento educacional recente em nosso país. Este atendimento está voltado para crianças e adolescentes enfermos que não podem sair de suas casas. ... Eles são atendidos por professores e/ou pedagogos que trabalham nos hospitais ou nas redes públicas de ensino.
Qual a importância da adequação à educação profissional?
- Com este novo desafio, a educação profissional bem conduzida tem suma importância. Para acompanhar esta necessidade de adequação faz-se necessária a reinvenção dos conceitos e a busca por ferramentas que propiciem eficiência ao ofício da educação profissional.
Como o professor atua na educação infantil?
- O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares.
Qual a importância do profissional de apoio nas escolas?
- Assim, você ajuda a mostrar a importância do profissional de apoio nas escolas! Há mais de 29 anos, a AIX Sistemas desenvolve soluções completas e integradas para a Gestão Escolar, acadêmica, administrativa e financeira. Além dos sistemas específicos para os perfis acima, oferecemos outros módulos complementares.
Qual a relação entre a educação básica e a educação profissional?
- A educação profissional deve levar ao «permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva». 2. A educação básica e a educação profissional