Porque a aranha produz sua teia?
![Porque a aranha produz sua teia?](https://i.ytimg.com/vi/YYWfrSVCC1c/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBbXIXP4Jc0ukQ7xltX8NYGSigphw)
Porque a aranha produz sua teia?
As teias capturam insetos que ficam presos devido à textura impregnante da seda, servindo de alimento às aranhas. Todavia, nem todas as espécies de aranhas constroem teias para capturar presas, sendo que outras espécies nem mesmo são capazes de tecer fios.
Porque a aranha não gruda em sua própria teia?
A teia da aranha é um refúgio e uma estrutura para abrigar os casulos do inseto. Então, a resposta para a pergunta inicial é que a aranha não se prende na sua teia porque é capaz de distinguir os fios secos, e ainda consegue produzir uma secreção que a protege da cola natural que fica sobre os fios de seda.
Como são produzidas as teias de aranha?
- Ou seja, as teias são produzidas de acordo com o habitat dos aracnídeos. Estudos com máquinas de sequenciamento de DNA são utilizadas para que as propriedades das teias de aranha deixem de ser tão misteriosas. E depois de um longo tempo de tecnologia limitada e complicada, estudiosos conseguiram sequenciar o DNA da cola de uma teia.
Por que as aranhas comem teias?
- A teia possui compostos que a conservam, como por exemplo: a pirolidina, o fosfato de potássio e o nitrato de potássio. O que faz com que elas não sejam decompostas por bactérias e fungos. Aranhas comem as próprias teias, para que possam produzir mais, reaproveitando e reciclando a proteína existente.
Quais são as glândulas da aranha?
- No abdômen das aranhas se localizam algumas glândulas chamadas sericígenas. Elas secretam um tipo de proteína em estado líquido 2. Essa substância sai do corpo da aranha por uma espécie de minúsculos tubinhos, as fiandeiras.
Quais são os principais tipos de teias?
- Os principais tipos de teias servem para captura, cópula ou refúgio (veja no texto abaixo), mas existem também as de muda, que são usadas por algumas espécies que trocam o esqueleto externo. Duas aranhas bastante conhecidas produzem teias bem características.