Como se faz uma bola de gude?
Como se faz uma bola de gude?
Atualmente, a bola de gude é feita de vidro colorido. Há várias modalidades do jogo, porém a mais conhecida é o chamado triângulo. Risca-se um triângulo na terra e coloca-se uma bola de gude em cada vértice. Se houver mais de três participantes, as bolas são colocadas dentro ou nas linhas do triângulo.
Como se joga de bila?
Jeito de brincar Para saber quem começa a brincadeira, os participantes fazem uma risca no chão, ficam a uns três metros de distância dali e jogam a bila (bolinha de gude). Quem se aproximar mais da linha é o primeiro a jogar. Cada um dos participantes coloca a bila no chão e reserva outras na mão.
Para que serve a bola de gude?
Seria o sobrenome do seu inventor? A história é a seguinte: na região do Minho, antiga província no norte de Portugal, havia pedrinhas redondas e lisas às quais as gentes chamavam “godes”. Com o tempo, os minhotos foram fechando a boca e passaram de “gode” para “gude”.
Porque bola de gude?
O nome do jogo surgiu quando ele chegou à região do Minho, em Portugal. Lá, desde antes da prática das bolinhas, havia pedras redondas e lisas que se chamavam “godes”. Nessas naturais alterações da língua através dos tempos, “godes” se tornou “gudes”.
Como é chamado as bolinhas de gude?
Também é conhecida, entre outros, pelos seguintes nomes: burca, burquinha, baleba, bila, biloca, bilosca, bolinha de gude, bolita, boleba, bugalho, bulica, burica, cabeçulinha (pronunciada "cabiçulinha"), carambola, carambolinha, carolo, clica, fubeca, guelas, peca (pronunciada "pêca"), peteca, pilica, pinica, quilica, ...