adplus-dvertising

Quais são os hormônios que estimulam a lipólise?

Índice

Quais são os hormônios que estimulam a lipólise?

Quais são os hormônios que estimulam a lipólise?

A lipólise se dá pela mobilização dos lipídeos. Borges (2006) relata que a lipólise, ou a hidrólise dos triglicerídeos em glicerol e ácidos graxos é estimulada por diversos hormônios como as catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) e o glucagon, assim como por fatores neurais.

O que o glucagon vai estimular na célula do tecido adiposo adipócitos )?

É importante mencionar, ainda, que o efeito geral do glucagon é estimular a síntese e a liberação da glicose pelo fígado, além de induzir a mobilização dos ácidos graxos do tecido adiposo, para serem usados como combustível pelos tecidos (que não os cerebrais), no lugar da glicose.

O que é cascata Lipolitica?

Lipólise é um processo pelo qual há a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Ocorre no tecido adiposo. Alguns desportistas, fazem uso de substâncias legais (l-carnitina, sulfato de salbutamol) para aumentá-la, estas substâncias ajudam os ácidos graxos a atravessar a matriz mitocondrial.

Como é o processo de quebra de gordura?

Antes de ocorrer a oxidação lipídica, a gordura é quebrada sob a ação de hormônios lipolíticos, liberando ácidos graxos e glicerol para o sangue.

O que são hormônios Lipoliticos?

O glucagon é outro importante hormônio lipolítico, atuando no sentido de diminuir as reservas de glicose e de ácidos graxos no fígado e no tecido adiposo, respectivamente, aumentando a disponibilidade dessas fontes de energia para oxidação [28,26].

Quais são os hormônios que ativam a lipase nos adipócitos?

Para mobilizar lípides estocados no tecido adiposo existe a enzima lipase hormônio-sensível, assim chamada porque é regulada por dois hormônios: as catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) que a ativam; e a insulina, que a inibe.

O que é glucagon e qual a sua função?

O Glucagon é um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.

Postagens relacionadas: