adplus-dvertising

Onde é produzida a eritropoetina?

Índice

Onde é produzida a eritropoetina?

Onde é produzida a eritropoetina?

Cerca de 90% da EPO é produzida pelos rins e o restante formado em sua maior parte no fígado e secretada principalmente por células intersticiais semelhantes a fibroblastos, em torno dos túbulos do córtex e medula exterior (PARDOS et al., 1999; OZAWA et al., 2002; GUYTON & HALL, 2011).

Como ocorre o processo de eritropoiese?

Eritropoiese é o processo de produção e de maturação dos glóbulos vermelhos (eritrócitos/hemácias) que ocorre na medula óssea através das células tronco hematopoiéticas. Em fetos ou pacientes com anemias graves esse processo ocorre no fígado ou baço (eritropoese extramedular).

Quando a eritropoietina é produzida?

Fisiologia. A eritropoietina é, quimicamente, uma glicoproteína e é o principal factor regulador da produção de glóbulos vermelhos (eritrócitos), um processo chamado eritropoiese. A eritropoietina é produzida principalmente no rim e, em menor quantidade, no fígado, e circula livremente no sangue.

Como é formada a eritropoetina?

A eritropoetina (EPO) é uma glicoproteína sintetizada pelo rim, mais especificamente pelas células adjacentes aos túbulos proximais renais (90%), e pelo fígado também, porém, em menor quantidade (10%).

Qual a função da eritropoetina e onde é produzida?

Eritropoetina ou EPO é uma hormona de glicoproteína que controla a eritropoiese, ou a produção de células vermelhas do sangue. É uma citocina (molécula de sinalização de proteína) para eritrócitos (glóbulos vermelhos) precursores da medula óssea.

Qual é o hormônio responsável pela produção de células vermelhas e onde ele é produzido?

A EPO ou eritropoietina é um hormônio glicoproteico secretado pelos rins, que estimula a medula óssea a elevar a produção de células vermelhas do sangue.

Quais são as etapas da eritropoese?

A eritropoese pode ser dividida em três fases distintas: a vinculação da célula progenitora pluripotencial com a diferenciação eritroide, a fase eritropoetina-independente ou precoce, e a fase eritropoetina-dependente ou tardia.

Como ocorre o estímulo para eritropoese?

O processo de produção de eritrócitos é estimulado pela diminuição de oxigênio na circulação, que é detectada pelo rim, que então secreta o hormônio eritropoietina. Esse hormônio estimula a proliferação e diferenciação dos precursores dos eritrócitos nos tecidos hematopoiéticos, dando origem aos eritrócitos.

Como ocorre a liberação da eritropoetina é sua função?

A EPO ou eritropoietina é um hormônio glicoproteico secretado pelos rins, que estimula a medula óssea a elevar a produção de células vermelhas do sangue. O uso desse hormônio consiste no tratamento terapêutico da anemia em pacientes com problemas renais.

Quais são as etapas da eritropoiese?

A eritropoese pode ser dividida em três fases distintas: a vinculação da célula progenitora pluripotencial com a diferenciação eritroide, a fase eritropoetina-independente ou precoce, e a fase eritropoetina-dependente ou tardia.

Postagens relacionadas: