adplus-dvertising

Qual é o mecanismo de ação dos macrolídeos?

Índice

Qual é o mecanismo de ação dos macrolídeos?

Qual é o mecanismo de ação dos macrolídeos?

Mecanismos de Ação dos Macrolídeos Os macrolídeos se ligam irreversivelmente a um local na subunidade 50S do ribossomo bacteriano, inibindo, assim, etapas de translocação na síntese de proteínas.

Quais são os antibióticos macrolídeos?

São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.

Onde atuam os macrolídeos?

As drogas pertencentes à classe dos macrolídeos são consideradas bacteriostáticas na maioria dos casos. Agem bloqueando a síntese proteica bacteriana ao se ligarem à subunidade 50S do ribossomo. Assim, impedem a transferência dos aminoácidos conduzidos pelo RNA transportador para a cadeia polipeptídica em formação.

Quais os mecanismo de ação dos antibióticos?

Mecanismos de ação dos antibióticos

  • Inibição da síntese da parede celular. ...
  • Inibição da síntese proteica. ...
  • Inibição da síntese de ácidos nucleicos. ...
  • Destruição da membrana plasmática. ...
  • Inibição da síntese de folato.

Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?

Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.

Quais são os antibióticos beta lactâmicos?

O grupo dos antibióticos beta lactâmicos é formado pelas penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbonêmicos, monobactâmicos dentre outros. A estrutura química característica desses compostos é o núcleo beta lactâmico.

Quais vantagens e desvantagens da eritromicina em relação a claritromicina e azitromicina?

Azitromicina tem, comparativamente à eritromicina, maior atividade contra microrganismos gram-negativos e menor contra gram-positivos. Apresenta resistência cruzada com eritromicina. Tem indicação em doenças sexualmente transmissíveis induzidas por Chlamydia trachomatis (uretrite e cervicite)2.

Qual a função e o mecanismo de ação dos antibióticos?

Mecanismo de ação dos antibióticos Os antibióticos podem atuar inibindo o crescimento ou causando a morte das bactérias causadoras de determinada enfermidade. Os antibióticos podem atuar inibindo o crescimento ou causando a morte das bactérias causadoras de determinada enfermidade.

Qual o mecanismo de ação dos macrolídeos?

  • Todos os macrolídeos têm mecanismo de ação semelhante, com atividade bacteriostática pela inibiçãoda síntese protéica bacteriana. Ligam-se à porção 50S do ribossomo e inibem a síntese protéica. Podematuar como bacteriostáticos e bactericidas, de acordo com sua concentração, densidade populacionalbacteriana e a fase de crescimento.

Qual o mecanismo de ação do antibiótico?

  • Cada tipo de antibiótico tem um mecanismo de ação, podendo agir inibindo a síntese de proteínas das bactérias (antibióticos do tipo aminoglicosídeos, estreptograminas, tetraciclinas, entre outros), inibindo a replicação do RNA (rifampicina), bloqueando a replicação e reparo do DNA (fluoroquinolonas e sulfonamidas), entre outros.

Como os antibióticos podem atuar?

  • Os antibióticos podem atuar inibindo o crescimento ou causando a morte das bactérias causadoras de determinada enfermidade. Os antibióticos podem atuar inibindo o crescimento ou causando a morte das bactérias causadoras de determinada enfermidade.

Qual a principal preocupação com o uso de macrolídeos imunomoduladores?

  • A principal preocupação gerada pelo uso de macrolídeos como imunomoduladores é a resistência bacteriana. Pesquisadores estão atualmente trabalhando na criação de um macrolídeo não-antibiótico para ser usado apenas como um modulador imunológico sem o risco de resistência antimicrobiana.

Postagens relacionadas: