Como que os surdos pensam?
Índice
- Como que os surdos pensam?
- Como é a vida de um surdo mudo?
- Quem é surdo não sabe ler?
- Porque o surdo não ouve?
- O que os surdos querem dos ouvintes?
- Por que o surdo não fala?
- É correto dizer que alguém é surdo e mudo?
- Quais são os surdos oralizados?
- Quais são os tipos de surdez?
- Como se comunicar com uma surda?
- Qual o grau de surdez dos Velhinhos?
Como que os surdos pensam?
Depende do grau de surdez. Quem apresenta algum nível de audição e estabeleceu a língua portuguesa como seu código de comunicação vai pensar em português. Já quem nasceu 100% surdo, mas foi educado com a língua de sinais, irá pensar com os gestos feitos para emitir cada mensagem.
Como é a vida de um surdo mudo?
O surdo percebe o mundo de forma diferenciada dos ouvintes, através de uma experiência visual e faz uso de uma linguagem especifica para isso, a língua de sinais. A língua de sinais é antes de tudo imagens do pensamento dos surdos e faz parte da experiência vivida da comunidade surda.
Quem é surdo não sabe ler?
Ao menos para grande parte dos surdos. Apesar de não ser de conhecimento geral, pessoas com deficiência auditiva não sabem, necessariamente, ler e escrever na Língua Portuguesa. Idiomas oficiais do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português são duas línguas diferentes.
Porque o surdo não ouve?
A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.
O que os surdos querem dos ouvintes?
Muitos imaginam que por perdermos a audição não podemos ouvir as músicas e acreditam que para usufruir a música, você tem que ouvir. A verdade é que não precisa ouvir para poder apreciar a música, tem como explorar e curtir de outras formas: a vibração corporal, o ritmo, a batida, o toque, entre outras formas.
Por que o surdo não fala?
A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.
É correto dizer que alguém é surdo e mudo?
O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.
Quais são os surdos oralizados?
- Os outros, que chamamos que surdos oralizados, são pessoas que mesmo com surdez ainda ouvem (por meio da tecnologia ou de seu resíduo auditivo) ou que não ouvem mas falam como uma pessoa que ouve e não têm necessidade nenhuma de língua de sinais – mas há os oralizados que por desejo pessoal querem aprendê-la, esses, chamamos de surdos bilíngues.
Quais são os tipos de surdez?
- Existem diferentes graus e tipos de surdez, e 99% dos usuários de Libras (a Língua Brasileira de Sinais) são pessoas que já nasceram com surdez profunda e não fizeram uso da tecnologia para voltar a ouvir e não foram oralizadas. Estes são os que chamamos de surdos sinalizados.
Como se comunicar com uma surda?
- É muito comum que um ouvinte, ao ser avisado de que certa pessoa é surda, comece a se comunicar com ela aos berros, como se berrar fosse resolver a comunicação. Não resolve. O melhor jeito de nos ajudar a lhe entender é articulando bem os lábios e não falando igual a locutor de rádio.
Qual o grau de surdez dos Velhinhos?
- E nossos amados velhinhos hoje têm a oportunidade de ser ulta-tecnológicos com aparelhos auditivos super modernos e com conexão sem fio. Números: dos 36 mihões de americanos com algum grau de surdez, apenas 30% possui mais de 65 anos. Bobagem das grandes. Há surdos que se definem através da surdez, sim.