Como varia o volume atômico na tabela periódica?
Índice
- Como varia o volume atômico na tabela periódica?
- O que é volume atômico?
- Quem ocupa mais volume no átomo?
- Qual é o maior átomo da tabela periódica?
- Quem ocupa maior volume no átomo?
- O que significa o termo eletronegatividade?
- Como saber o raio atômico de um elemento?
- Qual elemento tem menor raio atômico?
- Qual a variação do volume atômico na tabela periódica?
- Qual a diferença entre o volume atômico e a densidade?
- Como aumenta a densidade de um elemento na tabela periódica?
- Qual é a densidade dos átomos?
Como varia o volume atômico na tabela periódica?
O volume atômico dos elementos cresce de cima para baixo, o que significa que, quando analisamos os elementos pertencentes a uma mesma família da Tabela Periódica, conforme o número atômico cresce, o volume atômico também cresce.
O que é volume atômico?
Denomina-se de volume o espaço que uma determinada matéria ocupa. Já o volume atômico é a relação estabelecida entre a massa de um mol de átomos e a densidade da substância simples (elemento químico) que esses átomos formam.
Quem ocupa mais volume no átomo?
c) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. d) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo.
Qual é o maior átomo da tabela periódica?
Algumas literaturas apontam que o elemento químico de maior raio atômico é o césio (Cs), mas não descartam a possibilidade do frâncio (Fr) possuir um maior raio atômico.
Quem ocupa maior volume no átomo?
Entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo. Entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.
O que significa o termo eletronegatividade?
Pesquisas realizadas a partir de análise de livros didáticos de Química do Ensino Médio revelam que o conceito de eletronegatividade geralmente é definido como: "capacidade que os átomos de determinado elemento possuem para atrair elétrons" ou "força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação".
Como saber o raio atômico de um elemento?
Por exemplo, a medida da distância entre os núcleos de dois átomos de ferro é 2,48 Å. Dividindo este valor por dois, obtemos o valor do raio do átomo de ferro que é de 1,24 Å.
Qual elemento tem menor raio atômico?
Quanto maior a carga nuclear efetiva, maior será a atração do núcleo sobre os elétrons e menor será o raio. Nos exemplos acima, o cloro tem o raio atômico menor que o do sódio.
Qual a variação do volume atômico na tabela periódica?
- Variação do volume atômico em função do número atômico (1) Já de acordo com a Figura 2 pode-se notar que nas famílias da tabela periódica o volume atômico aumenta de cima para baixo; nos períodos do centro para as laterais. FIGURA 2. Variação do volume atômico nas famílias e períodos da tabela periódica.
Qual a diferença entre o volume atômico e a densidade?
- O volume atômico e a densidade são duas propriedades periódicas que possuem variações facilmente relacionáveis na Tabela Periódica: no volume a variação se dá de cima para baixo e do centro para as laterais, na densidade a variação se dá de cima para baixo e das laterais para o centro.
Como aumenta a densidade de um elemento na tabela periódica?
- Abaixo temos as densidades dos elementos pertencentes a uma mesma família da Tabela Periódica. Veja como a densidade aumenta à medida que o período do elemento aumenta, ou seja, de cima para baixo: Agora temos os valores experimentais da densidade de alguns elementos que pertencem ao mesmo período na Tabela Periódica:
Qual é a densidade dos átomos?
- OBS.: É impossível determinar por meio dessa regra quem seria mais denso, se o Potássio (K) ou o Criptônio (Kr), por exemplo, provando mais uma vez que a densidade é uma propriedade experimental. Nas famílias: a densidade segue o aumento do número de níveis dos átomos.