O que provoca um relâmpago?
![O que provoca um relâmpago?](https://i.ytimg.com/vi/I7XErjqS6Ls/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSEfyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCk-qEGUhnt5J9P4ozwohCLf4RymQ)
O que provoca um relâmpago?
Relâmpagos geralmente ocorrem quando uma quantidade muito grande de cargas negativas se acumula em uma nuvem. Para equilibrar essas cargas negativas, cargas positivas se formam no chão, embaixo da nuvem. ... Esse clarão é o relâmpago. O processo se repete até que todas as cargas negativas da nuvem tenham sido usadas.
Porque o trovão treme a terra?
O trovão é uma onda sonora, e seus meios de propagação são o solo e o ar. ... É por isso que sentimos um pequeno tremor no chão quando ouvimos o som de um trovão. O trovão sempre acontece logo após o relâmpago, porque a velocidade da luz é muito maior do que a velocidade do som.
O que é que causa o relâmpago?
Relâmpagos geralmente ocorrem quando uma quantidade muito grande de cargas negativas se acumula em uma nuvem. Para equilibrar essas cargas negativas, cargas positivas se formam no chão, embaixo da nuvem.
Qual a origem do trovão?
- A origem do trovão foi objecto de muita especulação e investigação ao longo dos séculos, originando múltiplas explicações de cariz religioso, mitológico e científico.
Qual o fenômeno do trovão?
- O trovão é um fenômeno meteorológico que atualmente é explicado a partir de critérios extremamente científicos. Na antiguidade, os fenômenos naturais eram explicados através dos mitos, pois eram desconhecidos os processos da natureza.
Como se constitui o trovão?
- Dependendo do tipo de descarga, da distância ao observador e da topografia do terreno circundante, o trovão pode soar como um simples estouro, de muito curta duração, ou ser constituído por múltiplos ecos de intensidade e frequência variáveis, em geral na gama de frequências dos Hz, num ribombar que se prolonga por vários segundos.
Quem é o deus do trovão?
- O mesmo ocorre na mitologia nórdica na qual o deus do trovão é Thor. Assim, tanto Zeus quanto Thor são os criadores dos trovões desde a mentalidade mitológica. Esta forma de pensamento se baseava na crença de que as forças da natureza eram manipuladas pelas divindades.