Qual é a finalidade da gastrostomia?
Índice
- Qual é a finalidade da gastrostomia?
- Qual a finalidade de se alimentar pela gastrostomia?
- Quais os objetivos da gastrostomia e jejunostomia?
- Quais as possíveis complicações da gastrostomia?
- Quando indicar a gastrostomia?
- São cuidados de enfermagem para pacientes com gastrostomia ou Jejunostomia?
- Quais são as técnicas de gastrostomia?
- Quais são as gastrostomias permanentes?
- Como funciona a gastrostomia gástrica percutânea?
- Qual a importância da gastrostomia endoscópica percutânea?
![Qual é a finalidade da gastrostomia?](https://i.ytimg.com/vi/iG2_OgZetPQ/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSEfyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAA9vLSCF7vOQ3dc2GOtZ8FpEZetA)
Qual é a finalidade da gastrostomia?
Gastrostomia é uma abertura no estômago que é exteriorizada na pele, realizada durante uma cirurgia, para administrar alimentos e líquidos. Por que fazer a gastrostomia? Este procedimento é indicado quando não é possível alimentar a criança pela boca por um período superior a um mês.
Qual a finalidade de se alimentar pela gastrostomia?
OBJETIVO: A gastrostomia, realizada para possibilitar acesso nutricional ou descompressão, é comumente realizada por via endoscópica, por radiologia intervencionista, e, mais raramente, por via cirúrgica através de videolaparoscopia ou incisão mediana supra-umbilical.
Quais os objetivos da gastrostomia e jejunostomia?
Gastrostomia e jejunostomia (enterostomia) são procedimentos cirúrgicos para a fixação de uma sonda alimentar para pessoas que não conseguem se alimentar por via oral.
Quais as possíveis complicações da gastrostomia?
As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.
Quando indicar a gastrostomia?
A gastrostomia é indicada quando o paciente necessita manter a via alternativa de alimentação enteral por mais de um mês2, pois a permanência da sonda nasoenteral, além desse período, aumenta o número de complicações3. A disfagia é o maior motivo da indicação da GPE.
São cuidados de enfermagem para pacientes com gastrostomia ou Jejunostomia?
Os cuidados de enfermagem contêm o cuidado com o local de inserção da sonda. É importante limpar o local da inserção com gase embebida em soro fisiológico duas vezes ao dia e observar a presença de fluídos ou secreções no local. Caso isto seja percebido deve contatar-se o médico. A sonda é presa à parede do abdômen.
Quais são as técnicas de gastrostomia?
- Na literatura são descritas, atualmente, três técnicas de gastrostomia: gastrostomia percutânea por fluoroscopia, gastrostomia endoscópica percutânea (PEG) e gastrostomia cirúrgica.
Quais são as gastrostomias permanentes?
- As gastrostomias permanentes apresentam grandes desvantagens, tais como, a operação ser mais delicada e trabalhosa, além disso, o tubo gástrico é construído por procedimentos que causam maior deformidade gástrica, redução do volume e maior riscos de complicações pós-operatórias.
Como funciona a gastrostomia gástrica percutânea?
- GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA PERCUTÂNEA - (Tubo PEG). O Tubo PEG é uma técnica inicial (antes da gastrostomia) e/ou provisória que consiste na colocação de um tubo na cavidade gástrica, funcionando como nova forma de aporte nutricional em pacientes que têm problemas em alimentar-se oralmente.
Qual a importância da gastrostomia endoscópica percutânea?
- A Gastrostomia Endoscópica Percutânea é indicada para pacientes que, por diversas razões, não têm capacidade de se alimentar oralmente, devido a distúrbios de deglutição necessitando, desta forma, de um suporte nutricional por longo período, por apresentarem em situação de risco nutricional.