adplus-dvertising

Quais os causadores da chuva ácida?

Índice

Quais os causadores da chuva ácida?

Quais os causadores da chuva ácida?

O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.

Como a chuva ácida se forma explique a química envolvida na sua formação?

Esse fenômeno é causado principalmente pela poluição do ar A chuva ácida é causada por reações químicas que acontecem entre os gases poluentes liberados na atmosfera e o vapor d'água. Como consequência, há a formação dos ácidos sulfúrico, nítrico e nitroso que conferem acidez demasiada à água da chuva.

Como a chuva ácida é formada e as principais reações?

Nos gases produzidos por fábricas e motores (em especial quando há queima de carvão mineral) são liberados para a atmosfera óxidos de enxofre (SO2) os quais reagem com o vapor da água produzindo ácido sulfúrico (H2SO4), que é diluído na água da chuva e dando origem a chuva ácida, com pH muito ácido.

Em quais lugares podem ocorrer a chuva ácida?

Atualmente, acontece principalmente em países em processo de desenvolvimento com o crescimento desordenado das indústrias, como o Brasil, Rússia, China, México e Índia. É importante deixar claro que em países ricos e tidos como desenvolvidos, a presença da chuva ácida ainda existe.

Quais são os tipos de chuva ácida?

Composição da chuva ácida
Gás poluenteOrigem
Dióxido de enxofre- Combustão de carvão - Fabricação de fertilizantes - Aquecimento de minérios do grupo sulfato
Óxidos de nitrogênio- Combustão de carvão vegetal - Combustão de derivados do petróleo - Fumaça de cigarros

Qual o tipo de ácido mais presente na chuva?

ácido sulfúrico Esses compostos reagem com a água e formam o ácido sulfúrico (H2SO4). O ácido sulfúrico é o principal vilão da chuva ácida, pois ele é um ácido muito forte. Tecnicamente, são chamadas de chuvas ácidas as que possuem pH menor que 5,6.

Qual a origem dos principais óxidos da chuva ácida?

A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

Quais os dados que a chuva ácida pode causar ao homem?

Resposta: Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões.

Quais são as regiões mais afetadas pela chuva ácida?

Os mais afetados são: Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Tailândia, Japão, além da maioria dos países europeus. No Brasil, a chuva ácida ocorre com mais frequência em São Paulo.

Qual é o tema da chuva ácida?

  • Por ser tão relevante e ainda envolver conceitos de Química e Biologia, o tema chuva ácida é constantemente cobrado nos vestibulares, veja os exemplos: 1) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio.

Qual a origem da chuva ácida no Brasil?

  • No Brasil, a chuva ácida é mais comum nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A chuva ácida é um fenômeno provocado pela emissão de gases poluentes à atmosfera, que, ao reagirem com a água, tornam-na ácida.

Quais são os efeitos da chuva ácida nos Aquáticos?

  • Nos ambientes aquáticos os efeitos da chuva ácida são mais notáveis, pois além da chuva cair diretamente sobre essas áreas, o ácido que passa pela terra também termina nos riachos, lagos e pântanos. A medida que a acidez de um lago aumenta, a água se torna mais clara e o número de peixes e outros animais aquáticos diminui.

Qual a consequência da chuva ácida em São Paulo?

  • A chuva ácida em São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já atingiu um pH de 4,6 no período entre os anos de 19. A principal consequência foi os danos causados à Mata Atlântica, bioma que abrange essa região.

Postagens relacionadas: