Por que a espessura do miocárdio é variável?
Índice
- Por que a espessura do miocárdio é variável?
- Quais são as camadas da parede do coração?
- Quais são as câmaras do coração?
- Quantas câmaras têm o coração?
- Quais os nomes das partes que formam o coração?
- Quais os movimentos exercidos pelo coração?
- Qual o nome das três camadas que formam a parede do coração?
- O que são camadas do coração?
- O que são câmaras cardíacas?
- Quais são as câmaras do coração e como elas se comunicam?
- Como funciona o miocárdio?
- Quais são as consequências da miocardite?
- Quem é responsável pelo infarto do miocárdio?
- Por que a miocardite é subaguda?
Por que a espessura do miocárdio é variável?
A espessura do miocárdio varia de uma câmara para outra e essa variação está relacionada à resistência encontrada no bombeamento do sangue pelas diferentes câmaras. Quando a musculatura dos átrios encontra pouca resistência para impelir o sangue para os ventrículos, suas paredes são as partes mais finas do miocárdio.
Quais são as camadas da parede do coração?
O coração é um grande órgão muscular do sistema cardiovascular que é constituído de quatro diferentes camadas, que são, de fora para dentro:
- o pericárdio,
- o epicárdio,
- o miocárdio.
- e o endocárdio.
Quais são as câmaras do coração?
O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores). Ele possui 4 faces: a face esternocostal (anterior), a face diafragmática (inferior) e as faces pulmonares direita e esquerda (laterais).
Quantas câmaras têm o coração?
O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos. Veja mais sobre essas cavidades: Átrios: apresentam paredes relativamente delgadas e funcionam como câmaras receptoras de sangue.
Quais os nomes das partes que formam o coração?
O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.
Quais os movimentos exercidos pelo coração?
O coração funciona impulsionando o sangue através de dois movimentos:
- Sístole: Movimento de contração, em que o sangue é bombeado para o corpo;
- Diástole: Movimento de relaxamento, em que o coração se enche de sangue.
Qual o nome das três camadas que formam a parede do coração?
O coração é envolvido pelo pericárdio, uma membrana protetora em forma de saco que contém uma pequena quantidade de líquido. A parede do coração é constituída por três camadas: o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio.
O que são camadas do coração?
As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.
O que são câmaras cardíacas?
O coração é dividido em duas metades por um septo dirigido obliquamente, e cada uma das metades apresenta duas cavidades, ou câmaras denominadas de átrio e ventrículo. Os átrios são separados pelo septo interatrial e os ventrículos pelo septo interventricular.
Quais são as câmaras do coração e como elas se comunicam?
O átrio direito só se comunica com o ventrículo direito e o átrio esquerdo, só com o ventrículo esquerdo. Na comunicação interatrial, os dois átrios se comunicam.
Como funciona o miocárdio?
- Assim, o miocárdio necessita de um contínuo fornecimento de oxigênio e nutrientes para o seu funcionamento. As artérias coronárias são as responsáveis pelo suprimento de sangue ao miocárdio. O infarto do miocárdio ou ataque cardíaco corresponde a falta de oxigênio e nutrientes no músculo cardíaco.
Quais são as consequências da miocardite?
- As principais consequências da miocardite são a falência do bomba cardíaca, ou seja, redução da capacidade do coração de bombear o sangue, e o surgimento de arritmias cardíacas. Outras formas de inflamação/infecção do coração são a endocardite e a pericardite, assuntos abordados em artigos específicos, que podem ser acessados nos links abaixo:
Quem é responsável pelo infarto do miocárdio?
- As artérias coronárias são as responsáveis pelo suprimento de sangue ao miocárdio. O infarto do miocárdio ou ataque cardíaco corresponde a falta de oxigênio e nutrientes no músculo cardíaco. Sem o oxigênio, falta energia para as células realizarem as suas atividades e consequentemente diminui a capacidade de contração do tecido muscular.
Por que a miocardite é subaguda?
- Nas formas subagudas da miocardite, o paciente pode evoluir para miocardiopatia dilatada, que é uma forma irreversível de dilatação do coração. A contrário da forma fulminante, a forma subaguda pode não levar à morte rapidamente, mas o risco de lesão permanente do coração é maior.