adplus-dvertising

Como é produzido o radiofármaco?

Índice

Como é produzido o radiofármaco?

Como é produzido o radiofármaco?

Normalmente, a preparação de radiofármacos faz-se por adição de um radionuclídeo, que é obtido a partir de um gerador, originando rapidamente um radiofármaco pronto a ser usado.

O que são radiofármacos e como são produzidos?

Radiofármacos são substâncias químicas que possuem algum radioisótopo, que é reconhecido pelo organismo como semelhante a alguma substância processada por algum órgão ou tecido. São fontes radioativas não seladas, que são introduzidas no corpo do paciente por ingestão, inalação ou injeção.

Onde são produzidos os radioisótopos?

Os radioisótopos são produzidos diretamente por reações nucleares ou indiretamente através do decaimento de um radionuclídeo pai.

Quais são os radiofármacos?

Os radiofármacos são formados por radionuclídeos ou radioisótopos e, portanto, recebem o nome desses átomos. Tecnécio-99, flúor-18, iodo-131 e gálio-67 são exemplos de radiofármacos utilizados pela medicina nuclear.

Como o radiofármaco pode agir no organismo?

Os radiofármacos são, desta maneira, medicamentos que, através da ação do radionuclídeo, emitem radiação gama e com isso, quando usados da forma correta, formam um medicamento específico para determinadas patologias.

Por que os radiofármacos são utilizados?

  • Os radiofármacos são utilizados pela modalidade médica conhecida como medicina nuclear, tanto para diagnósticos como para tratamentos. Estrutura química do tecnécio-99m ligado a exametazina, usado para diagnósticos do cérebro. Estrutura química do tecnécio-99m ligado a 6 moléculas de metoxiisobutilnitrila, para diagnósticos do coração.

Como ocorre a excreção dos radiofármacos?

  • O processo de excreção dos radiofármacos acontece através dos mecanismos existentes e comuns, como excreção renal, biliar ou outro. O tempo necessário que um radiofármaco existente no organismo leva para que este chegue a metade, é chamado de meia-vida biológica.

Como os radiofármacos são metabolizados no organismo?

  • Dessa maneira, é muito importante entender de que forma, os radiofármacos são metabolizados em nosso organismo. Dentro da radiofarmácia, é muito importante que haja a compreensão da forma como os radiofármacos são, de fato, metabolizados. Em um tratamento com a administração de radiofármacos há uma série de reações metabólicas no organismo.

Qual o tempo necessário para que o radiofármaco chegue metade do organismo?

  • O tempo necessário que um radiofármaco existente no organismo leva para que este chegue a metade, é chamado de meia-vida biológica. Em qualquer sistema biológico, o desaparecimento do radiofármaco acontecerá sempre por decaimento físico do radionuclídeo, que irá ocasionar invariavelmente, a eliminação biológica do radiofármaco.

Postagens relacionadas: