Qual a relação entre a velocidade e o torque dos motores de corrente contínua quanto ao seu número de polos?
Índice
- Qual a relação entre a velocidade e o torque dos motores de corrente contínua quanto ao seu número de polos?
- Quais as formas de controle de velocidade de um motor de corrente contínua?
- Como controlar corrente contínua?
- Como calcular a potência de um motor de corrente contínua?
- Onde são aplicados os motores de corrente contínua?
- O que é um motor com comutação de polos?
- Qual é o dispositivo responsável pelo controle de velocidade de um motor de corrente contínua?
- Como funciona a variação da velocidade de um motor?
- Como transformar corrente contínua em corrente alternada?
- Como medir a potência de um motor elétrico?
- Qual o funcionamento de um motor de corrente contínua?
- Como fazer o controle de velocidade de um motor CC?
- Qual o princípio de funcionamento das máquinas de corrente contínua?
- Quais são as equações do motor CC?
Qual a relação entre a velocidade e o torque dos motores de corrente contínua quanto ao seu número de polos?
O controle do motor, então, é bastante simples: em vazio, a velocidade é proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional ao valor do fluxo magnético por polo, ou seja da corrente de excitação ou corrente de campo. 8.
Quais as formas de controle de velocidade de um motor de corrente contínua?
O controle de velocidade e torque em motores CC com excitação independente pode ser dividido basicamente em: Controle pela tensão aplicada na armadura (V); Controle pela tensão aplicada no campo (Φ); Controle por adição de resistência na armadura (Ra).
Como controlar corrente contínua?
A forma mais simples de controlarmos a velocidade de um pequeno motor de corrente contínua consiste em se ligar em série com este motor um resistor variável (reostato), de tal forma que possamos alterar a corrente circuIante numa certa faixa de valores, conforme sugere a figura 1.
Como calcular a potência de um motor de corrente contínua?
- T = F . r = N.m. P = F . ω = F. π. RPM/60 = W.
- P = T . ω = 53 . 9,8 . 0/1000. 100 . 60 = 6,76. W.
- P = V . I = 6 . 0,12 = 0,72 W. T = P / ω = 0,72 . 60 / = 0,0264 N.m (no motor) T = 0,0264 . 48 = 1,26 N.m = 0,12 Kg . m (c/ redução)
Onde são aplicados os motores de corrente contínua?
Eles são motores que possuem imãs permanentes ou então têm campo e armadura, neste caso não possuem ímãs permanentes. Os motores de corrente contínua são muito usados e possuem diversas aplicações como por exemplo, brinquedos, eletrodomésticos, máquinas industriais, veículos elétricos, entre outros.
O que é um motor com comutação de polos?
Um motor CC é composto por um eixo acoplado ao rotor que é a parte girante do motor. Na Figura 1, o estator é composto por um ímã e o comutador tem a função de transferir a energia da fonte de alimentação ao rotor. Na Figura 1 é também é possível observar as partes que compõem um motor CC.
Qual é o dispositivo responsável pelo controle de velocidade de um motor de corrente contínua?
Neste trabalho é apresentado um controlador para um motor de corrente contínua, do qual se conhece o modelo matemático, e fazer o controle através da corrente, utilizando como variável de estado a velocidade.
Como funciona a variação da velocidade de um motor?
O variador de velocidade controla a velocidade do motor pela alteração da frequência da alimentação eléctrica. Basicamente, um variador de veloci- dade converte a frequência da rede para outra frequência entre Hz ou mesmo superior, e, assim, controla a velocidade do motor, proporcional- mente à frequência.
Como transformar corrente contínua em corrente alternada?
Como o próprio nome indica o inversor de corrente é um dispositivo que permite transformar a corrente contínua com que é alimentado, em corrente alternada com determinadas características. Para o efeito, a corrente DC à entrada é cortada em impulsos através dos interruptores que ligam a entrada às três fases da saída.
Como medir a potência de um motor elétrico?
Fórmula para calcular o trabalho de um motor: W = Trabalho (N x m).
Qual o funcionamento de um motor de corrente contínua?
- Estrutura de um motor de corrente contínua. Para facilitar o entendimento sobre o funcionamento do motor de corrente contínua, ele é constituído basicamente pelo enrolamento de armadura, enrolamento de campo, comutador e as escovas, onde:
Como fazer o controle de velocidade de um motor CC?
- Assim o controle de velocidade de um motor CC pode ser feito por meio da variação da tensão de armadura mantendo-se um fluxo constante (excitação independente). Pode-se ainda manter uma alimentação constante e diminuir o fluxo (diminuir corrente de campo já que são proporcionais).
Qual o princípio de funcionamento das máquinas de corrente contínua?
- Apresentar o princípio de funcionamento das máquinas de corrente contínua, evidenciando a ação do comutador. Avaliar o controle de velocidade por tensão aplicada e por corrente de excitação. Equacionar o Motor de Corrente Contínua em sua suas ligações independente e série.
Quais são as equações do motor CC?
- Esta tensão, por se por à fonte de tensão externa, é chamada de Força Contra-eletromotriz(f.c.e.m.) Equações do Motor CC. Relacionando as duas equações vistas pode-se obter uma relação para calcular a velocidade de um motor CC. = −.