adplus-dvertising

É possível que um argumento válido tenha uma conclusão falsa?

Índice

É possível que um argumento válido tenha uma conclusão falsa?

É possível que um argumento válido tenha uma conclusão falsa?

Argumentos tanto podem ser válidos ou inválidos. Se um argumento é válido, e a sua premissa é verdadeira, a conclusão deve ser verdadeira: um argumento válido não pode ter premissa verdadeira e uma conclusão falsa.

Pode existir um argumento logicamente válido com premissas falsas?

Formulação alternativa da definição. Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa.

Quando um argumento dedutivo é válido Isso significa que se as premissas são falsas a conclusão é falsa?

Os argumentos não são verdadeiros nem falsos. Os argumentos dizem-se válidos ou inválidos. Feitas estas considerações, podemos dizer que um argumento dedutivo é válido quando as premissas e a conclusão estão de tal maneira relacionadas que é impossível o caso de as premissas serem verdadeiras e a conclusão falsa.

Como é que podemos analisar a validade de um argumento?

Definição. Um argumento é válido se, e somente se, todas às vezes que suas premissas são verdadeiras, sua conclusão também o é. A partir dessa definição podemos estabelecer o seguinte método. (2) há um caso (linha da tabela-verdade) com premissas verdadeiras e conclusão falsa e, portanto, o argumento não é válido.

O que fazer para saber se uma conclusão dele é verdadeira?

Outra técnica bastante comum para identificar se um argumento é válido é tornar a conclusão falsa e tentar obter as premissas verdadeiras. Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido.

É um argumento válido?

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.

Como saber se uma premissa é falsa?

Uma falsa premissa é uma proposição incorreta que dá forma à base de um silogismo lógico. Uma vez que a premissa (proposição ou assunção) não é correta, a conclusão traçada pode ser errônea. O silogismo baseado em premissas falsas é também conhecido como silogismo erístico.

O que devo avaliar para identificar se um argumento é verdadeiro ou falso?

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.

Quando um argumento dedutivo é válido Isso significa que?

ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira.

Como saber se uma premissa é verdadeira ou falsa?

Uma falsa premissa é uma proposição incorreta que dá forma à base de um silogismo lógico. Uma vez que a premissa (proposição ou assunção) não é correta, a conclusão traçada pode ser errônea. O silogismo baseado em premissas falsas é também conhecido como silogismo erístico.

Qual o argumento válido para a conclusão?

  • «Def 3. Argumento válido. Um argumento é válido se o conjunto das suas premissas tem como consequência a conclusão.»

Qual a validade destes argumentos?

  • Os seguintes argumentos, por exemplo, são dedutivamente válidos: A neve é branca. Kant era solteiro. Logo, não era casado. Contudo a validade destes argumentos não pode ser estabelecida recorrendo unicamente à forma lógica...» (Desidério Murcho, Pensar outra vez, filosofia, valor, verdade, Edições Quasi, V.N.Famalicão, 2006, pag 115-116).

Como fazer argumentos válidos?

  • ATENÇÃO !!!Um argumento válido pode ter premissas falsas e uma conclusão falsa. A Lógica visa descobrir as formas válidas, ou seja, as formas que fazer argumentos válidos. Uma Forma de Argumento é válida se e somente se todos os seus argumentos são válidos.

Quais são as consequências de um argumento?

  • Dou um exemplo com o seguinte argumento, no sentido de demonstrar que há consequências que não são dedutivamente válidas nem inválidas e, portanto, a consequência em geral não é condição imprescindível da validade de um argumento: «Fui ao Algarve. Passei na A22. «Cheguei a Armação de Pera. «Logo, fui à praia, vi o mar azul».

Postagens relacionadas: