Como é possível perceber a presença do ar no ambiente em que você está?
Como é possível perceber a presença do ar no ambiente em que você está?
Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).
Onde encontramos o ar no dia a dia?
O ar compõe a atmosfera (camada que envolve a Terra). Essa camada ajuda a manter o nosso planeta aquecido e o protege dos raios ultravioleta.
Como podemos comprovar que o ar ocupa lugar no espaço?
Isso acontece porque, mesmo que não consigamos pegar ou ver o ar, sabemos que ele existe e é matéria. Assim, ocupa todo o espaço que não seja ocupado por outra matéria presente. Em relação ao peso, tudo que no planeta Terra possui massa, incluindo o ar, também tem peso, ou seja, é atraído pela gravidade terrestre.
Como esse procedimento demonstra que o ar ocupa espaço?
O ar é composto de oxigênio e outros gases (matéria). Podemos demonstrar enchendo uma bexiga vazia com ar... Ela se expande, ou seja, o ar que lhe foi injetado ocupa um volume (espaço), logo "o ar ocupa lugar no espaço"...
O que são características do ar?
O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico. Os principais gases encontrados no ar.