Quem tem legitimidade para pedir restituição de tributo indireto?
Índice
- Quem tem legitimidade para pedir restituição de tributo indireto?
- Quem pode repetir indébito na energia elétrica?
- Quem tem legitimidade ativa para pleitear a repetição de indébito tributário?
- Quem recolhe o imposto indireto?
- Quais são os tributos indiretos?
- Quem é o contribuinte de jure?
- Quem é o contribuinte de fato e de direito?
- Quem pode propor ação de repetição de indébito?
- Como funciona a repetição de indébito?
- Quais os tributos indiretos?
Quem tem legitimidade para pedir restituição de tributo indireto?
De acordo com a Primeira Turma, em se tratando de tributos indiretos aqueles que comportam transferência do encargo financeiro a norma impõe que a restituição somente se faça ao contribuinte que houver arcado com o referido encargo ou que tenha sido autorizado expressamente pelo terceiro a quem o ônus foi transferido.
Quem pode repetir indébito na energia elétrica?
Legitimidade ativa e instabilidade jurisprudencial. Publicado em 11/2012 . Elaborado em 10/2012 . O STJ, reformulando sua jurisprudência, voltou a conferir ao consumidor final legitimidade ativa para repetir o imposto incidente sobre mercadorias e serviços de que a concessionária é o único contribuinte.
Quem tem legitimidade ativa para pleitear a repetição de indébito tributário?
Ocorre que, mais adiante, o STJ reformulou seu posicionamento e consolidou a tese de que, nos tributos indiretos, é o contribuinte de direito que possui legitimidade ativa para pleitear a restituição de indébito, uma vez que é ele quem realiza o fato gerador e integra a relação jurídico-tributária estabelecida com o ...
Quem recolhe o imposto indireto?
Nas palavras de Roberval Rocha tributo indireto “é aquele em que o contribuinte de direito recolhe o valor aos cofres públicos, mas transfere o ônus econômico para outra pessoa, chamado contribuinte de fato” (ROCHA, 2014, p. 68).
Quais são os tributos indiretos?
IMPOSTOS INDIRETOS: IPI, ICMS, ISS, PIS e COFINS.
Quem é o contribuinte de jure?
Estamos falando do contribuinte de direito – quem tem a obrigação de recolher o tributo – e único a ter legitimidade para pedir restituição do tributo pago indevidamente.
Quem é o contribuinte de fato e de direito?
Contribuinte de direito: pessoa designada pela lei para pagar o imposto. Contribuinte de fato: pessoa que de fato suporta o ônus fiscal. Esse aspecto é de importância fundamental na solução dos problemas de restituição do indébito tributário. O IPI e o ICMS são impostos indiretos.
Quem pode propor ação de repetição de indébito?
“Art. 177 – É parte legítima para pleitear a repetição, o sujeito passivo da obrigação tributária ou o infrator que tiver pago a penalidade, ainda que o efetivo encargo financeiro tenha sido transferido a outrem.
Como funciona a repetição de indébito?
O Código de Defesa do Consumidor lida com a repetição de indébito no seu artigo 42, que regra: ... O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”
Quais os tributos indiretos?
Chama-se tributo indireto aquele aplicado sobre o serviço ou produto. ... Além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o ISS (Imposto sobre Serviços) é outro exemplo de tributo indireto. Já os tributos diretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda da pessoa.