adplus-dvertising

Qual é a posição relativa entre as circunferências?

Índice

Qual é a posição relativa entre as circunferências?

Qual é a posição relativa entre as circunferências?

Em se tratando de posições relativas entre duas circunferências, elas podem ser: tangentes, secantes, externas, internas ou concêntricas. ... A condição para que isso ocorra é que a distância entre os centros das duas circunferências seja equivalente à soma das medidas de seus raios. Não pare agora...

Quando duas circunferências tem raios iguais elas são?

Coincidentes. Duas circunferências são coincidentes quando todos os pontos de uma são coincidentes à outra. Neste caso, obrigatoriamente elas serão também concêntricas.

Quais são as posições relativas entre as retas s t rea circunferência?

Quando a reta e a circunferência possuem dois pontos em comum, dizemos que a reta é secante à circunferência. Seja P o ponto da reta cuja distância até o centro C da circunferência seja a menor possível, o segmento PC será perpendicular à reta e sua medida sempre será menor que o raio, ou seja, PC < r.

Qual a posição relativa do ponto?

Portanto, quando se conhece o raio da circunferência e deseja-se analisar a posição relativa de um ponto a uma determinada circunferência, basta comparar a distância do Ponto ao centro da circunferência com o valor do raio, feito isso você será capaz de determinar as posições relativas.

O que é a posição relativa?

As posições relativas entre duas retas são as formas como essas retas podem interagir no plano. As possíveis posições relativas são: paralelas, concorrentes e coincidentes. Uma reta é um conjunto de pontos.

Quais são as posições relativas entre o ponto é uma circunferência?

O ponto comparado à circunferência pode assumir três posições diferentes, pode ser: externo à circunferência, interno à circunferência ou pertencer à circunferência. Podemos concluir que nesse caso o raio é maior que a distância do ponto A ao centro da circunferência. ...

Quando duas circunferências se interceptam?

A intersecção dessas duas circunferências é determinada pelos pontos P(x,y) que pertencem a ambas as curvas, satisfazendo o sistema formado por suas equações. Podemos encontrar 3 situações possíveis: ... 2) Um ponto em comum P(x,y). Isso implica que o sistema de equações admite apenas uma solução real: P(x,y).

O que são tangentes externas?

As circunferências são tangentes externas uma à outra se os seus centros estão em lados opostos da reta tangente comum e elas são tangentes internas uma à outra se os seus centros estão do mesmo lado da reta tangente comum. Circunferências secantes: são aquelas que possuem somente dois pontos distintos em comum.

Qual é a posição relativa de R?

Posições relativas entre circunferência e reta a) A reta r é secante a circunferência; ambas possuem dois pontos em comum.

O que é ponto de circunferência?

Sabemos que os pontos de uma circunferência estão a uma mesma distância do centro O(x0, y0) e que a essa distância damos o nome de raio. Se um ponto P(xP ,yP) do plano não pertence à circunferência, a distância do centro até ele é maior ou menor que o raio. ... 1º caso: P(xP, yP) é um ponto da circunferência.

Quais são as posições relativas entre pontos dados e circunferência?

  • Vejamos algumas situações para realizar esse tipo de análise quanto às posições relativas entre um ponto e uma circunferência. “Analise as posições relativas entre os pontos dados e a circunferência λ: (x+1) 2 + (y+1) 2 =9 , cujos pontos são: A (-2,2).

Como as circunferências possuem dois pontos em comum?

  • Tangentes: as circunferências possuem um ponto em comum. Tangentes internas D = r1 – r2 . Tangentes externas D = r1 + r2 . Possuem dois pontos em comum Secante: possuem dois pontos em comum.

Será que duas circunferências são externas?

  • Duas circunferências são tangentes externas se elas têm um único ponto em comum e os demais pontos de uma são todos externos à outra. As circunferências C1(O1, r1) e C2(O2, r2) serão tangentes externas quando a distância entre seus centros for igual a soma dos raios, ou seja: C 1 e C 2 são externas ⇔ d (O 1, O 2) = r 1 + r 2

Qual a diferença entre duas circunferências?

  • Tangente externa. Duas circunferências são tangentes externas se elas têm um único ponto em comum e os demais pontos de uma são todos externos à outra. As circunferências C1(O1, r1)e C2(O2, r2) serão tangentes externas quando a distância entre seus centros for igual a soma dos raios, ou seja: C1e C2são externas ⇔ d(O1, O2) = r1 + r2.

Postagens relacionadas: