Como é possível aumentar a condutividade do silício?
Índice
- Como é possível aumentar a condutividade do silício?
- Qual dopagem seria eficiente em aumentar a condutividade elétrica do silício?
- Como é a condutividade elétrica dos semicondutores?
- Como funciona a condutividade elétrica?
- Como aumentar a condutividade de um semicondutor intrínseco?
- O que ocorre imediatamente após a formação de uma junção pn?
- Qual são os tipos de técnicas de dopagem de um semicondutor?
- O que é um semicondutor onde os semicondutores são empregados?
- Qual a relação entre a temperatura e a resistividade elétrica?
- Qual a condutividade de um fio?
- Quais são os condutores metálicos?
Como é possível aumentar a condutividade do silício?
12 DOPAGEM DE UM SEMICONDUTOR Uma forma de aumentar a condutividade de um semicondutor é pelo processo de dopagem. Isso significa uma adição de átomos de impureza ao cristal intrínseco a fim de alterar sua condutividade elétrica. ... Esses materiais doarão um elétron adicional para o cristal de silício.
Qual dopagem seria eficiente em aumentar a condutividade elétrica do silício?
O silício tipo P é um bom condutor. Uma quantidade minúscula de dopagem tipo N ou tipo P leva um cristal de silício de bom isolante a um condutor viável, mas não excelente - daí o nome "semicondutor".
Como é a condutividade elétrica dos semicondutores?
Os semicondutores são materiais que possuem baixa condutividade elétrica. Esses elementos estão entre os condutores e isolantes, e são capazes de mudar sua condição de condução elétrica com facilidade. Os semicondutores não conseguem conduzir corrente elétrica em condições químicas normais.
Como funciona a condutividade elétrica?
A condutividade elétrica é uma propriedade que caracteriza a facilidade que os materiais possuem de transportar cargas elétricas. Quanto maior o número de elétrons livres em um material, maior a sua capacidade de transportar eletricidade.
Como aumentar a condutividade de um semicondutor intrínseco?
Para os semicondutores intrínsecos, o aumento da temperatura promove um aumento na concentração de elétrons e buracos disponíveis para a condução eletrônica, uma vez que uma maior energia térmica estará disponível para excitar esses elétrons, promovendo-os para a banda de condução.
O que ocorre imediatamente após a formação de uma junção pn?
Imediatamente após a formação da junção pn, aparece uma barreira de potencial que é positiva do lado n e negativa do lado p da junção. A tensão VB proporcionada pela barreira de potencial no interior do diodo, depende do material utilizado na sua fabricação.
Qual são os tipos de técnicas de dopagem de um semicondutor?
- Dopagem de semicondutores.
- Tipo n – Si dopado com As (que tem valência 5)
- Tipo p – Si dopado com Ga (que tem valência 3)
- Fixo!
- Comportamento de E.
- F.
- em semicondutores dopados.
- Componentes eletrônicos baseados em semicondutores.
O que é um semicondutor onde os semicondutores são empregados?
Os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolantes para condutores com grande facilidade. Os semicondutores podem ser de silício ou germânio, utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores. ...
Qual a relação entre a temperatura e a resistividade elétrica?
- A relação entre a temperatura e a resistividade elétrica é dada pela expressão: ρ = ρ 0 [ 1+ α (t – t 0)] O ρ 0 é a resistividade do material a uma temperatura inicial t 0, que normalmente é 20ºC.
Qual a condutividade de um fio?
- A condutividade ( σ) caracteriza a estrutura do material, de tal forma que a resistência de um fio pode ser determinada conhecendo-se L ( comprimento do fio) e A ( a área de seção reta). A tabela relaciona o material à sua respectiva resistividade em temperatura ambiente.
Quais são os condutores metálicos?
- Sendo assim, os condutores metálicos são os que apresentam menor resistência elétrica e, por isso, os mais indicados a serem utilizados nas linhas de transmissão de eletricidade. O valor da resistividade nem sempre é constante, pois ela aumenta com a temperatura.