É possível receber insalubridade e periculosidade ao mesmo tempo?
Índice
- É possível receber insalubridade e periculosidade ao mesmo tempo?
- Quais as profissões que têm direito a insalubridade?
- Quem tem direito a insalubridade?
- Pode o empregado que exerce atividades insalubre e perigosas acumular os 2 adicionais de insalubridade e adicional de periculosidade em seu salário pesquisa e responda?
- É possível a eliminação da insalubridade por meio do uso do EPI?
- Quais são os adicionais de insalubridade e de periculosidade?
- Qual a forma de pagamento de insalubridade?
- Como calcular a insalubridade?
- Como receber o adicional de insalubridade?
É possível receber insalubridade e periculosidade ao mesmo tempo?
Os adicionais de periculosidade e insalubridade são diferentes e incidem de formas distintas. Assim não são possível acumular adicional de insalubridade e periculosidade dentro da mesma função e jornada de trabalho, conforme o art. 193 § 2º da CLT.
Quais as profissões que têm direito a insalubridade?
25 anos de atividade especial
- Aeroviário;
- Aeroviário de Serviço de Pista;
- Auxiliar de Enfermeiro;
- Auxiliar de Tinturaria;
- Auxiliares ou Serviços Gerais que trabalham condições insalubres;
- Bombeiro;
- Cirurgião;
- Cortador Gráfico;
Quem tem direito a insalubridade?
Quem tem direito a adicional de insalubridade? Os profissionais que exerçam atividades em condições nas quais fique demonstrado a exposição a agentes nocivos a saúde do indivíduo, para além dos limites estabelecido em lei, têm direito ao adicional de insalubridade.
Pode o empregado que exerce atividades insalubre e perigosas acumular os 2 adicionais de insalubridade e adicional de periculosidade em seu salário pesquisa e responda?
Em atenção ao mais recente entendimento que prevaleceu no âmbito da SBDI-1, não é possível a cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
É possível a eliminação da insalubridade por meio do uso do EPI?
O empregador que fornece e fiscaliza o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) afasta o pagamento de adicional de insalubridade. ... Mas o empregador cumpridor de seus deveres poderá adotar medidas que preservem a saúde dos trabalhadores e afastem o pagamento do adicional em questão.
Quais são os adicionais de insalubridade e de periculosidade?
- Os adicionais de insalubridade e de periculosidade percebidos durante o período aquisitivo serão base para cálculo da remuneração das férias assim como do acréscimo constitucional de 1/3.
Qual a forma de pagamento de insalubridade?
- O pagamento de insalubridade é uma forma de compensação extra dada aos funcionários pelo desempenho de tarefas perigosas.
Como calcular a insalubridade?
- O cálculo da insalubridade é especificado por representantes da categoria, ou em alguns casos a organização pode se basear no valor do salário mínimo vigente. De qualquer forma, a empresa possui as seguintes opções: Dentre essas opções, existem as porcentagens sobre o grau de insalubridade:
Como receber o adicional de insalubridade?
- Assim, por exemplo, devem receber o adicional de insalubridade os empregados que operam bombas de abastecimento de inflamáveis líquidos em postos de gasolina, segurança patrimonial ou pessoal, trabalhadores de laboratórios de análises clínicas e laboratórios de rádio química.