Como é possível a coluna vertebral ser resistente e flexível ao mesmo tempo?
Índice
- Como é possível a coluna vertebral ser resistente e flexível ao mesmo tempo?
- Como a coluna vertebral é dividida?
- Como ocorre o crescimento vertebral?
- Como a coluna consegue ser rígida e elástica ao mesmo tempo?
- Por que a coluna vertebral e flexível?
- Como se forma uma vértebra?
- Como ocorre a articulação entre as costelas e coluna vertebral?
- Por que a coluna vertebral tem que ser forte?
- Qual a causa da dor na coluna vertebral?
- Qual a estrutura da coluna vertebral?
- Como prevenir doenças da coluna vertebral?
Como é possível a coluna vertebral ser resistente e flexível ao mesmo tempo?
Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa. Além disso, a coluna vertebral é sustentada pela presença de ligamentos e músculos resistentes.
Como a coluna vertebral é dividida?
A coluna vertebral é composta por vértebras, discos intervertebrais, ligamentos, músculos e estruturas nervosas.
Como ocorre o crescimento vertebral?
A coluna vertebral inicia sua formação na quinta semana de gestação, mas a ossificação completa das vértebras só termina aos 25 anos de idade. Durante todo este período, em dois momentos ocorrem picos de velocidade do crescimento (estirões): 2-5 anos; e na puberdade, que pode ocorrer dos 10 aos 19 anos.
Como a coluna consegue ser rígida e elástica ao mesmo tempo?
Ao mesmo tempo é elástica, suportando os solavancos quando andamos ou corremos. A maior proteção para os choques é fornecida pelos discos de cartilagem existentes entre cada vértebra. A espinha inteira tem a leve forma de um "S", permitindo que se flexione facilmente.
Por que a coluna vertebral e flexível?
Joseph Pilates dizia que a coluna deve ser uma “haste rígida e flexível” ao mesmo tempo, pois sabia da importância de se desenvolver o equilíbrio entre a estabilidade e a mobilidade nas articulações.
Como se forma uma vértebra?
Uma vértebra forma-se a partir das metades cranial e caudal de dois esclerótomos sucessivos. Os miótomos e os nervos espinais conservam sua disposição segmentar inicial, enquanto as artérias intersegmentares atravessam os corpos das vértebras.
Como ocorre a articulação entre as costelas e coluna vertebral?
A maioria das costelas se articula com a coluna vertebral em dois pontos: a articulação costovertebral, entre a cabeça da costela e as fóveas costais superior e inferior dos corpos de duas vértebras adjacentes e a articulação costotransversal, entre o tubérculo da costela e a fóvea costal transversal do processo ...
Por que a coluna vertebral tem que ser forte?
- Ao mesmo tempo, a coluna vertebral tem que ser forte o suficiente para suportar o peso do corpo e dar proteção segura à coluna espinhal. Poderia parecer que flexibilidade, força e proteção de seu frágil conteúdo não poderiam ser obtidos pela coluna vertebral, mas sua construção engenhosa toma tudo isso possível.
Qual a causa da dor na coluna vertebral?
- Este processo degenerativo inicia-se muito cedo, antes dos 30 anos de idade, e torna a coluna mais suscetível à dor. Algumas lesões ou degenerescência dos discos intervertebrais são também uma das causas para a dor. A artrose na coluna ( espondilose) é uma alteração degenerativa da coluna vertebral.
Qual a estrutura da coluna vertebral?
- As vértebras sacrais estão fundidas e formam o osso sacro, assim como as coccígeas formam o cóccix. A pelve é a base da coluna, onde os membros inferiores se articulam. Superiormente, a coluna articula-se com o osso occipital do crânio e, inferiormente, com o ilíaco. A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras intercaladas por discos ...
Como prevenir doenças da coluna vertebral?
- É possível prevenir doenças da coluna vertebral ao praticar exercícios físicos regularmente, sob orientação profissional, e ao adotar a boa postura sentado, deitado ou em movimento.