Onde são encontrados os clorofluorcarbonetos?
Índice
- Onde são encontrados os clorofluorcarbonetos?
- O que são clorofluorcarbonetos e onde são encontrados?
- Quais são os CFCs?
- Onde se encontra a camada de ozônio?
- Em quais situações os homens utilizam o CFC?
- Quais são os clorofluorcarbonetos?
- Qual o perigo do clorofluorcarbono?
- Quais são os clorofluorcarbonetos?
- Por que os clorofluorcarbonos são perigosos?
- Quem inventou o flúor aos hidrocarbonetos?
Onde são encontrados os clorofluorcarbonetos?
Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes.
O que são clorofluorcarbonetos e onde são encontrados?
Clorofluorcarboneto (CFC) é qualquer um de uma classe de compostos de carbono, hidrogênio, cloro e flúor, normalmente gases usados em refrigerantes e propulsores de aerossóis. Eles são nocivos para a camada de ozônio na atmosfera da terra devido à liberação de átomos de cloro na exposição à radiação ultravioleta.
Quais são os CFCs?
Os Clorofluorcarbonetos, também comumente chamados de CFCs, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Esses compostos também são conhecidos como freons. Os mais comuns desse grupo são o triclorofluormetano (CCl3F) e o dicloro-difluormetano (CCl2F2).
Onde se encontra a camada de ozônio?
O ozônio (O3) é um dos gases minoritários mais importantes que, embora encontrado em toda a atmosfera, concentra-se (cerca de 90% do total) na região entre 20 e 35 km de altitude. Esta região é denominada de camada de ozônio.
Em quais situações os homens utilizam o CFC?
O gás foi sintetizado em 1928, nos EUA, e fez um tremendo sucesso na indústria porque era versátil, barato e fácil de estocar. Passou a ser largamente empregado como gás refrigerante em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e propelentes de aerossol.
Quais são os clorofluorcarbonetos?
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos químicos formados por três elementos: carbono (C), flúor (F) e cloro (Cl)....Existem vários compostos de CFCs e os representantes mais comuns são:
- CFC 11 – triclorofluorometano (CCl3F)
- CFC 12 – diclorodifluorometano (CCl2F2)
- CFC 113 – triclorotrifluoroetano (C2Cl3F3)
Qual o perigo do clorofluorcarbono?
Clorofluorcarboneto, o famigerado CFC, marcou as décadas de 1980 e 90 como grande ameaça ao nosso planeta. Ele causa a destruição da camada de ozônio e tem potencial de contribuir 4.750 vezes mais para o aquecimento global que dióxido de carbono, CO2.
Quais são os clorofluorcarbonetos?
- Os clorofluorcarbonetos (CFC) são compostos artificiais que possuem carbono, flúor e cloro em sua estrutura. Eles são compostos pertencentes a função química dos haletos orgânicos que são estruturas que apresentam halogênios ligados à cadeia carbônica .
Por que os clorofluorcarbonos são perigosos?
- Como os cientistas logo descobriram, as maravilhosas propriedades dos clorofluorcarbonos possuíam um perigo oculto, em grande parte devido ao cloro em sua composição. À medida que os CFCs sobem pela atmosfera, eles são atingidos por raios ultravioletas que causam uma quebra química, liberando o cloro de sua ligação.
Quem inventou o flúor aos hidrocarbonetos?
- Thomas Midgely, um inventor americano, começou a experimentar a adição de flúor aos hidrocarbonetos. O resultado de seu exame foi um composto que forneceu propriedades de refrigerante sem o alto risco de inflamabilidade; Midgely foi aclamado como um gênio, e a paisagem da refrigeração mudou rápida e indelevelmente.