Como são organizados o repente?
Como são organizados o repente?
O repente possui diversos modelos de métrica, predominando os versos heptassílabos e decassílabos. A rima usada é a rima perfeita. Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.
Como é a organização da métrica do repente?
A métrica do repente varia, bem como a organização dos versos: temos a sextilha (estrofes de seis versos, em que o primeiro rima com o terceiro e o quinto, o segundo rima com o quarto e o sexto), a septilha (sete versos, em que o primeiro e o terceiro são livres, o segundo rima com o quarto e o sétimo e o quinto rima ...
Quando surgiu o repente nordestino?
O repente nordestino é uma das diversas formas que surgiu de interpretação de canto e poesia a partir da tradição medieval ibérica dos trovadores. ... É com cantadores surgidos nas últimas décadas do século XIX, como Inácio da Catingueira que a cantoria irá se desenvolver em mais métricas, começando pela sextilha.
Quem criou o repente?
O REPENTE – O “galope à beira-mar” tem sua criação atribuída a Zé Pretinho, cantador derrotado numa antológica disputa com um dos maiores poetas nordestinos da história, o Cego Aderaldo. Trata-se de um poema composto por estrofes de dez versos cada, os quais são hendecassílabos, ou seja, com onze sílabas.
Quantos versos tem o repente?
Consiste em uma estrofe de dez versos de sete sílabas, semelhante ao estilo da décima, isto é, seguindo o mesmo sistema das estrofes de dez linhas.
Quando surgiu a embolada?
A embolada é um gênero musical característico da cultura popular nordestina documentado desde a década de 1920, mas que ganhou grande projeção no cenário nacional a partir das décadas de 19.