O que é imunoterapia no tratamento do câncer?

O que é imunoterapia no tratamento do câncer?
A imunoterapia é uma modalidade terapêutica que induz o combate das células cancerígenas pelo próprio sistema imunológico do organismo, agindo de forma distinta daquela promovida por qualquer outro tipo de tratamento oncológico.
Quais os sintomas da imunoterapia?
Quais os efeitos colaterais de uma imunoterapia?
- Intestino, causando diarreia.
- Pulmões, causando tosse.
- Pele, causando manchas e coceira.
- Articulações, causando dor e inchaço.
- Tireoide, causando hiper ou hipotiroidismo.
Como funciona a imunoterapia?
- Dependendo do tipo de doença e do seu grau de desenvolvimento a imunoterapia pode funcionar de formas diferentes, que incluem: Estimular o sistema imune para que combata a doença com mais intensidade, sendo mais eficiente; Fornecer as proteínas que tornam o sistema imune mais eficaz para cada tipo de doença.
Quais os efeitos secundários da imunoterapia?
- Os efeitos secundários da imunoterapia são muito diferentes dos que se conhecem para a quimioterapia e hormonoterapia. Os mais frequentes são: Algumas, como a hipofisite e a tiroidite, podem manter-se por um período relativamente prolongado ou serem mesmo irreversíveis (que não se pode reverter).
Qual a importância da imunoterapia no tratamento do câncer?
- Nas últimas décadas, a imunoterapia tornou-se uma parte importante do tratamento de alguns tipos de câncer. Novos tipos de tratamentos imunoterápicos estão sendo estudados e terão grande impacto no tratamento do câncer.
Por que a imunoterapia é uma terapia biológica?
- A imunoterapia é também conhecida por terapia biológica. Muitos trabalhos de investigação científica têm vindo a ser realizados nesta área, trazendo grandes esperanças para o futuro da luta contra o cancro, como por exemplo, o desenvolvimento de vacinas e anticorpos monoclonais.