adplus-dvertising

Qual a origem do CFC?

Índice

Qual a origem do CFC?

Qual a origem do CFC?

O início da produção do clorofluorcarboneto se deu no ano de 1928, sendo uma alternativa considerada promissora aos gases usados na época. Criado pela General Motors, o produto era considerado uma mina de ouro na época, pois era fácil de estocar e barato de produzir, além de ser bastante versátil e estável.

Como o CFC reage com o ozônio?

Como os CFCs destroem a camada de ozônio? ... Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. A quebra dos gases CFCs é danosa ao processo natural de formação do ozônio. Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio.

São materiais que possuem CFC em sua composição?

Clorofluorcarboneto (CFC) é qualquer um de uma classe de compostos de carbono, hidrogênio, cloro e flúor, normalmente gases usados em refrigerantes e propulsores de aerossóis. Eles são nocivos para a camada de ozônio na atmosfera da terra devido à liberação de átomos de cloro na exposição à radiação ultravioleta.

Onde o CFC pode ser encontrado?

Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes.

O que significa a sigla CFC de onde provém?

A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano. Portanto, eles fazem parte do grupo funcional dos haletos orgânicos.

O que são CFCs e como eles afetam o meio ambiente?

O Clorofluorcarboneto (CFC) é um tipo de gás que está presente na estrutura de geladeiras e aparelhos de ar condicionado, além de sprays, aerossóis e solventes. ... Com isso, o gás passa a apresentar uma reação que libera radicais livres de Cloro, que causa a decomposição do ozônio.

O que é CFC é a camada de ozônio?

Os Clorofluorcarbonetos, também comumente chamados de CFCs, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Esses compostos também são conhecidos como freons. ... Sherwood Rowland (americano) relataram pela primeira vez, em 1974, que o ozônio (O3) poderia ser destruído pelos CFCs.

Qual átomo da molécula de CFC reage com a molécula de ozônio?

Na atmosfera, o CFC é atingido pelos raios ultravioleta (raios UV) desencadeando uma reação que libera um átomo de cloro. Esse cloro tem alta afinidade pelo oxigênio, de forma que a molécula de ozônio (O3) vai sofrer uma quebra para formar um ClO e um O2.

Quais elementos químicos fazem parte do CFC Clorofluorcarboneto?

A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano. Portanto, eles fazem parte do grupo funcional dos haletos orgânicos.

Que tipo de substância e o CFC 11?

clorofluorocarbono O CFC-11 é um tipo de clorofluorocarbono, uma classe de gases que já foi amplamente utilizada para refrigeração e ar condicionado e como solventes químicos.

Qual o uso dos CFC’s no Brasil?

  • Antigamente esses gases eram muito mais utilizados em produtos refrigerantes, compostos orgânicos, condicionadores de ar e aerossóis (principalmente perfume e inseticidas), mas hoje em dia ainda há uso. No Brasil o uso dos CFC’s em sprays inseticidas, perfumes e outros foi banido em 1988 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Como foi o exame do CFC?

  • O Exame do CFC surgiu com o intuito de ter certeza que os profissionais contábeis estavam aptos para atuarem no mercado, seja em grandes empresas, na parte financeira, ou como Contador voltado para pessoas físicas, por exemplo. O objetivo era e ainda é o de garantir que profissionais bons estão no mercado.

Qual o órgão regulador do CFC?

  • O CFC é um desses órgão reguladores, portanto, as normas técnicas emitidas pelo CFC tem os pronunciamentos do CPC como sua base. Entretanto, os pronunciamentos técnicos não têm força de norma, enquanto que aquelas emanadas de órgãos reguladores, entre eles o CFC, tem força de norma.

Qual a alternativa aos CFC’s?

  • Atualmente como alternativa aos CFC’s foram desenvolvidos os HCFC’s ou hidroclorofluorcarbonetos, que causam menos danos à estratosfera, porém causam aumento do efeito estufa. Em 2009 os membros das Nações Unidas firmaram o acordo do Protocolo de Montreal que dispõem de legislação para eliminar a produção e o uso dos tipos de CFCs.

Postagens relacionadas: