Como validar um diploma de doutorado no Brasil?
Como validar um diploma de doutorado no Brasil?
Segundo o que diz o portal do MEC sobre a revalidação de diplomas no Brasil, (http://portal.mec.gov.br), para que um diploma seja revalidado no Brasil, basta que uma Universidade Federal (pública) com curso igual ou similar, se manifeste favoravelmente à revalidação.
Como validar diploma de mestrado no exterior?
Os documentos mais comuns são:
- requerimento dirigido ao Reitor;
- diploma estrangeiro a ser reconhecido;
- tradução juramentada do diploma quando for o caso;
- histórico acadêmico do curso;
- tradução juramentada do histórico quando for o caso;
- ementário com conteúdo programático estudado;
O que é validar o diploma?
Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.
Qual a validação do diploma no Brasil?
- A validação do diploma no Brasil é igual para todos os mestrados? A validação do diploma, no caso chamado de reconhecimento, se aplica a qualquer curso de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado, obtidos em universidades no exterior.
Como validar um diploma de mestrado no Brasil?
- Solicite o acesso para validação do diploma no Brasil, de mestrado feito em Portugal, dentro do próprio portal. Confira a lista de documentos que devem ser apresentados para reconhecer um diploma de pós-graduação (mestrado e doutorado), conforme Resolução CNE/CES Nº 03/2016.
Como validar um diploma em Portugal?
- Se você é estudante brasileiro, depois de concluir o seu mestrado em Portugal é preciso validar o diploma no Brasil. No caso de cursos de pós-graduação o termo utilizado também pode ser “reconhecimento”, já que a validação nada mais é do que reconhecer um diploma expedido por uma universidade estrangeira.
Como é reconhecido o diploma no Brasil?
- O diploma é reconhecido no Brasil? Nossos títulos são internacionais, reconhecidos e avaliados pelos órgãos competentes de cada país. Sendo assim, aqui no Brasil o aluno efetua o reconhecimento do diploma conforme a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais nº. 9.394/1996), Art. 48, § 3º.