O que é um exemplo de gerúndio?
Índice
- O que é um exemplo de gerúndio?
- Como conjugar um verbo no gerúndio?
- O que é gerundismo e exemplos?
- Quais são os verbos no gerúndio?
- O que é falar no gerúndio?
- Como se forma o gerundio em uma frase?
- É errado usar o gerúndio?
- Está sendo gerúndio?
- Qual o pretérito do gerúndio?
- Qual a diferença entre gerúndio e infinitivo?
- Qual o significado do gerúndio?
- Qual a função do gerúndio no adjetivo?

O que é um exemplo de gerúndio?
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Como conjugar um verbo no gerúndio?
O gerúndio indica o estado de uma ação prolongada, que ainda está em curso, transmitindo assim uma noção de continuidade de ação verbal. No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3.
O que é gerundismo e exemplos?
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.
Quais são os verbos no gerúndio?
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio.
O que é falar no gerúndio?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. ...
Como se forma o gerundio em uma frase?
Gerúndio
- O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
- Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
- Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.
É errado usar o gerúndio?
Atualmente, denomina-se gerundismo ao uso inadequado do gerúndio, à mania exaustiva do uso do gerúndio em situações em que esta forma é desnecessária. Muitas vezes, o gerúndio é utilizado em lugar de uma forma verbal mais apropriada. ... Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente.
Está sendo gerúndio?
Sendo é o gerúndio do verbo ser. Trata-se da forma invariável da flexão verbal terminada em -ndo; provém da terminação latina -ndum. ... Exemplo de emprego do gerúndio: «Estava sendo preso.» = «Estava a ser preso.»
Qual o pretérito do gerúndio?
- O gerúndio pode ter valor de pretérito quando utilizado na forma composta. Neste caso, ele sinaliza algo em desenvolvimento que, no entanto, já está finalizado quando falamos dele. Tendo realizado, por conferência, várias reuniões que provaram ser improfícuas, apliquei o protocolo de demissões.
Qual a diferença entre gerúndio e infinitivo?
- O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. Essas três formas são chamadas de Formas Nominais que têm ...
Qual o significado do gerúndio?
- Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou. Está estudando para melhorar profissionalmente. Está terminando a obra no...
Qual a função do gerúndio no adjetivo?
- Exemplos: A religiosa agradeceu chorando a oferenda dos fiéis. A florista recebeu sorrindo a gorjeta do cliente. Ainda que menos comum, também é possível que o gerúndio desempenhe a função de adjetivo. Isso acontece quando o gerúndio destaca uma característica a um substantivo. Exemplos: