Como era o átomo de Thomson?

Como era o átomo de Thomson?
Para Thomson, o átomo não seria indivisível, como Dalton propôs, mas sim divisível, ou seja, ele possuiria partículas menores de carga negativa, os elétrons, que ficavam distribuídos aleatoriamente sobre uma esfera carregada positivamente.
O quê Thomson sugeriu?
Thomson sugeriu que os raios catódicos fossem chamados de elétrons. Com base nesse raciocínio, Thomson propôs o seguinte modelo de átomo: O átomo é uma esfera de carga elétricas positiva, não maciças, incrustadas de elétrons (negativo), de modo que sua carga elétrica total seja nula.
Onde Thomson morreu?
Cambridge, Reino Unido Joseph John Thomson/Local de falecimento
Quais as incoerências do modelo atômico de Thomson?
- Vários físicos na época da proposta do modelo atômico de Thomson, pautados nas teorias da Física Clássica, apontaram algumas incoerências presentes nesse modelo: Thomson propôs que o átomo apresentava uma estabilidade em relação à distribuição uniforme dos elétrons, o que poderia ser modificado por influência de energia.
Como foi o experimento de Thomson?
- Com esse experimento, Thomson chegou à conclusão de que, quando os átomos do material gasoso no interior do tubo eram submetidos a uma alta tensão, seus elétrons eram arrancados e direcionados até a placa positiva.
Como foi estudado o átomo?
- O átomo foi primeiro estudado por John Dalton. Com o passar dos anos e a necessidade de aprofundar as descobertas sobre a partícula, Thomson observou que poderiam haver novas contribuições para a ciência. Dessa forma, o físico estabeleceu que o átomo era estável em decorrência da distribuição igual de elétrons.
Qual o seu modelo atômico?
- Thomson propôs seu modelo atômico tendo como base descobertas relacionadas com a radioatividade e experimentos realizados com o tubo de raios catódicos, construído pelos cientistas Geissler e Crookes.