adplus-dvertising

Qual é o som do trovão?

Índice

Qual é o som do trovão?

Qual é o som do trovão?

O trovão é uma onda sonora, e seus meios de propagação são o solo e o ar. A freqüência dessas ondas depende do meio de propagação (ar ou solo). ... O trovão sempre acontece logo após o relâmpago, porque a velocidade da luz é muito maior do que a velocidade do som.

Como é produzido o som do trovão?

Os trovões são nada mais do que fenômenos sonoros que são gerados a partir de movimentos de cargas elétricas em nossa atmosfera. E assim como todos os sons, eles também são propagados através de vibrações sonoras.

O que provoca o som?

O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada. ... O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas.

Por que vemos o relâmpago antes de ouvirmos o som do trovão?

A explicação é bem simples. O que ocorre é que a luz se propaga em uma velocidade muito maior do que o som. ... Assim, a luz do relâmpago é vista por nossos olhos antes que o som do trovão chegue aos nossos ouvidos.

O que vem primeiro o raio ou trovão?

Como a velocidade de propagação da luz é muito superior à velocidade de propagação do som no ar, sempre perceberemos o raio primeiro e só posteriormente ouviremos o trovão.

Como os raios se formam?

Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los.

O que significa um trovão?

O trovão (do latim: turbōnis, com metátese) é o som gerado pela onda de choque provocada pelo aquecimento e subsequente expansão supersónica do ar atravessado por uma descarga eléctrica (o raio) produzida por uma trovoada.

Quem é mais veloz o raio ou o trovão?

O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra.

Qual a frequência do som do trovão?

  • Como já se sabe, eles são ondas sonoras e, como tais, possuem uma frequência que depende do meio no qual se propagam. O som do trovão vem sempre depois do relâmpago, que é a parte luminosa visível ao olho humano. Isso se deve ao fato de a velocidade da luz ser bem maior do que a do som.

Qual a origem do trovão?

  • A origem do trovão foi objecto de muita especulação e investigação ao longo dos séculos, originando múltiplas explicações de cariz religioso, mitológico e científico.

Como podemos escutar a luz do trovão?

  • Primeiramente, vemos a luz do trovão, para só depois escutarmos o seu som. Isso acontece porque a velocidade da luz é maior do que a do som. Podemos afirmar que a distância de um raio em relação ao observador contando os segundos entre a percepção do relâmpago e a escuta do trovão.

Como se constitui o trovão?

  • Dependendo do tipo de descarga, da distância ao observador e da topografia do terreno circundante, o trovão pode soar como um simples estouro, de muito curta duração, ou ser constituído por múltiplos ecos de intensidade e frequência variáveis, em geral na gama de frequências dos Hz, num ribombar que se prolonga por vários segundos.

Postagens relacionadas: