adplus-dvertising

Como é o corpo de um equinodermo?

Índice

Como é o corpo de um equinodermo?

Como é o corpo de um equinodermo?

Os equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos. O seu corpo é organizado, geralmente, em cinco partes simétricas que se distribuem na forma dos raios de uma circunferência.

Como é o sistema nervoso dos nematóides?

Apresentam sistema nervoso ganglionar, que se centraliza na região da faringe. Possuem dois cordões nervosos ligados, que percorrem a região dorsal e ventral do corpo.

Como é o sistema nervoso dos cordados?

Uma das principais características dos cordados é a presença da notocorda e do tubo nervoso dorsal. A notocorda é um cordão nervoso dorsal gelatinoso, encontrada dorsalmente ao longo do eixo longitudinal do corpo do animal.

Como funcionam os equinodermos?

  • Os equinodermos têm um sistema excretor simples, sem rins, e usam a difusão para livrar seus corpos dos resíduos nitrogenados, que são principalmente o gás amônia. Equinodermos não possuem órgãos primários para excreção, mas, ao invés disso, liberam seus resíduos nitrogenados na forma de amônia pelo sistema respiratório.

Como funciona o sistema respiratório dos equinodermos?

  • O sistema respiratório e excretor dos equinodermos também é feito pelas estruturas que formam o sistema ambulacral. A troca gasosa e a excreção de amônia acontecem por difusão nas paredes das pápulas e dos pés ambulacrais. A boca é seguida pelo esôfago e estômago que se localizam no disco central dos animais.

Como funciona o estômago do equinodermo?

  • O estômago é projetado sobre o alimento, juntamente com enzimas digestivas que começam a digerir o alimento. Somente após esse processo, o alimento é levado para o interior do corpo para finalizar a digestão. Os equinodermos possuem reprodução sexuada, geralmente, são dioicos e o desenvolvimento é indireto.

Como ocorre a reprodução dos equinodermos?

  • A reprodução é sexuada. Os equinodermos são, em sua maioria, animais dióicos. A fecundação externa ocorre através dos orifícios das placas genitais, de onde os gametas saem para a água. Os zigotos formados geram larvas, que nadam durante algum tempo, fixando-se a um substrato e, por meio de metamorfose, originam os adultos.

Postagens relacionadas: