adplus-dvertising

Qual o solo predominante no Distrito Federal?

Índice

Qual o solo predominante no Distrito Federal?

Qual o solo predominante no Distrito Federal?

Com base no trabalho citado, identifica-se que nessa região estão as três classes de solos mais importantes, denominadas de Latossolo Vermelho (LV), Latossolo Vermelho-Amarelo (LVA) e Cambissolo (C). A representatividade territorial desses solos, no DF, é de 85,49%.

Como que é o relevo do Distrito Federal?

O relevo do DF caracteriza-se pelo padrão plano a suave ondulado, relevos incli- nados, que se estendem da base das chapadas e dos morros resi- duais em direção aos vales, e relevos dissecados, ao longo dos rios Paranoá, São Bartolomeu, Preto, Maranhão e Descoberto.

Qual a caracterização geral da geomorfologia do Distrito Federal?

Assim, para Carneiro, o Distrito Federal apresenta três unidades geomor- fológicas, a saber: Região das Chapadas, em três níveis (> 1.200 m; 1.100 m; 1.000 m), Região Corrugada dos Vales dos rios Descoberto, São Bartolomeu e Maranhão, e Áreas de Dissecação Intermediária da Depressão do Parannoá e Vale do rio Preto.

Qual a hidrografia do Distrito Federal?

No Distrito Federal existem três bacias hidrográficas: Bacia hidrográfica dos afluentes do Rio Preto, Maranhão e Paranaíba. Esta última composta pelas sub-bacias do Rio Descoberto, Corumbá, Paranoá, São Bartolomeu e São Marcos.

Qual é o nome da vegetação predominante do Distrito Federal?

O Distrito Federal é totalmente ocupado pelo Cerrado, que é o segundo maior bioma da América do Sul e comporta a nascente das três maiores bacias dessa parte do continente. A região é conhecida como a savana mais rica do mundo, com 11.627 espécies de plantas.

Qual o clima do Distrito Federal e suas principais características?

Brasília é terra de clima tropical, com temperatura média de 22 °C e variações que vão de 13 °C a 28 °C ao longo do ano, se considerada a média dos últimos 30 anos.

Qual é a função do Distrito Federal?

Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.

Quais são as 7 bacias hidrográficas que compõe o Distrito Federal?

7 bacias hidrográficas do Distrito Federal

  • Lago Paranoá Os pequenos córregos e rios que compõe a Bacia do Rio Paranoá alimentam o Lago Paranoá que é um dos locais mais conhecidos de Brasília.
  • Maranhão. ...
  • Rio Preto. ...
  • Carumbá ...
  • São Marcos. ...
  • Rio Descoberto. ...
  • São Bartolomeu.

Qual a vegetação presente no Distrito Federal?

cerrado A vegetação do Distrito Federal, caracterizada pelo cerrado, é o resultado de um longo processo de evolução, no qual as plantas buscaram adaptar-se às difíceis condições ambientais como: pouca água, falta de umidade no ar e acidez no solo.

Como está localizado o Distrito Federal?

  • O Distrito Federal está localizado no Planalto Central do Brasil, onde se localizam as cabeceiras de afluentes de três dos maiores rios brasileiros - o Rio Maranhão (afluente do Rio Tocantins ), o Rio Preto (afluente do Rio São Francisco) e os rios São Bartolomeu e Descoberto (tributários do Rio Paraná ).

Qual a coordenação do Distrito Federal?

  • Coordenadas: 15º 47' S 47º 45' W O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situado na Região Centro-Oeste, é a menor unidade federativa brasileira e a única que não tem municípios, sendo dividida em 33 regiões administrativas, totalizando uma área de 5 779,999 km².

Qual é o nome do novo Distrito Federal?

  • Com a mudança dos três poderes do Sudeste para o Centro-Oeste do Brasil, o novo Distrito Federal passou a sediar a nova capital, Brasília, de acordo com a Constituição de 1946. Um dos gentílicos tanto do Distrito Federal como de Brasília é "brasiliense", que significa "brasileiro".

Como o Distrito Federal é uma unidade federativa?

  • O Distrito Federal é uma unidade federativa diferente das demais, pois não é um estado, nem um município. É, na realidade, um território autônomo, dividido em regiões administrativas, cujos administradores são indicados pelo Governador, sendo constitucionalmente vedada a existência de municípios no interior do Distrito Federal.

Postagens relacionadas: