adplus-dvertising

Como entender o resultado de uma biópsia da mama?

Índice

Como entender o resultado de uma biópsia da mama?

Como entender o resultado de uma biópsia da mama?

Como interpretar os resultados O resultado da biópsia da mama deve ser sempre interpretado pelo médico que pediu o exame. No entanto, os resultados podem indicar: Ausência de células cancerígenas: isso significa que o nódulo é benigno e, por isso, não é câncer.

Como é feita a biópsia?

  • Biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido utilizando técnicas que preservam a lesão inteira de modo que a espessura potencial do câncer e sua margem possam ser retiradas com cuidado, o tecido removido então é enviado para exame anatomopatológico.

Qual o resultado da biópsia do câncer?

  • Os termos técnicos descritos no resultado nem sempre são compreensíveis e, caso o resultado da biópsia seja positivo para câncer, o texto geralmente não indica o grau de agressividade da doença de uma maneira simples. É importante frisar que dificilmente a gravidade e a extensão da doença é avaliada somente pelo resultado da biópsia.

Qual é o grau da biópsia?

  • Outra informação apresentada na biópsia é o Grau (histológico ou nuclear). O Grau é representado por uma escala que demonstra quão diferente a célula tumoral está em relação à célula mamária normal. Quanto maior é o grau, mais diferente e, portanto, mais agressivo é o tumor. Grau 1 ou baixo grau ou bem diferenciado:

Como é realizada a biópsia do peito?

  • A biópsia do peito (aspiração) é realizada por uma agulha fina especial para verificar a presença e extração de fluido da área afetada. Após este procedimento, o líquido obtido é enviado ao estudo para um citologista - um especialista treinado que diagnostica, com base em um pequeno número de células.

Postagens relacionadas: