adplus-dvertising

O que é descolamento de placenta no primeiro trimestre?

Índice

O que é descolamento de placenta no primeiro trimestre?

O que é descolamento de placenta no primeiro trimestre?

O descolamento ovular, cientificamente chamado de hematoma subcoriônico ou retrocoriônico, é uma situação que pode acontecer durante o primeiro trimestre de gravidez e é caracterizado pelo acúmulo de sangue entre a placenta e o útero devido ao descolamento do óvulo fecundado da parede do útero.

Qual a gravidade de um descolamento de placenta?

Qual é o maior perigo do descolamento de placenta? O descolamento de placenta não é considerado uma emergência médica à toa: o maior perigo, neste caso, é a morte da mãe ou do bebê. E até mesmo quando o parto é realizado, seja por indução ou não, o pós-parto pode também ser complicado, com risco de hemorragia materna.

O que causa o deslocamento da placenta?

A causa específica de descolamento prematuro da placenta é geralmente desconhecida. As possíveis causas incluem trauma ou lesão no abdômen - a partir de um acidente de carro ou queda, por exemplo - ou perda rápida de líquido amniótico.

O que pode causar um descolamento de placenta?

A idade materna avançada; descolamento em gestações anteriores; inflamação das membranas que envolvem o bebê devido a uma infecção bacteriana; gestações de gêmeos; diabetes melito; tabagismo; alcoolismo e uso de drogas também podem ser fatores de risco.

Como saber se é descolamento da placenta?

  • Como saber se é descolamento da placenta. O descolamento prematuro da placenta pode causar sinais e sintomas, como: Dor abdominal intensa; Dor na região lombar; Sangramento vaginal. Existem casos em que o sangramento vaginal não está presente, pois ele pode ser oculto, ou seja, ficar retido entre a placenta e o útero.

Como ocorre o descolamento de placenta no terceiro trimestre?

  • O descolamento de placenta é mais comum no terceiro trimestre, embora possa aparecer em qualquer ponto da gravidez depois de 20 semanas. Existe uma outra condição muitas vezes erroneamente chamada de descolamento que acontece antes de 20 semanas. Para saber mais sobre isso, leia sobre o hematoma subcoriônico.

Qual a função da placenta no bebê?

  • O ginecologista e obstetra Alberto Guimarães lembra que a placenta é um órgão que fica dentro do útero, sendo responsável pela passagem de sangue, nutrientes e oxigênio ao bebê. “O descolamento precoce acontece, então, quando ela se descola da parede uterina e faz com que todos os nutrientes, sangue e oxigênio passados ao bebê diminuam”, esclarece.

Quando ocorre o descolamento da parede uterina?

  • “O descolamento precoce acontece, então, quando ela se descola da parede uterina e faz com que todos os nutrientes, sangue e oxigênio passados ao bebê diminuam”, esclarece. Este é um quadro perigoso, de acordo com Guimarães, pois pode levar à perda do bebê se o caso não for tratado urgentemente da maneira adequada.

Postagens relacionadas: