adplus-dvertising

O que é um pé diabético?

Índice

O que é um pé diabético?

O que é um pé diabético?

Pé diabético é uma complicação da diabetes caracterizada por uma ferida (úlcera) nos membros inferiores agravada por uma infecção, mas também pode englobar qualquer alteração de origem neurológica, ortopédica ou vascular que afete essa região do corpo.

Como classificar o pé diabético?

O Pé Diabético pode ser classificado, segundo sua etiopatogenia, em: Neuropático. Vascular (também chamado isquêmico). Misto (neurovascular ou neuroisquêmico). O neuropático é caracterizado pela perda progressiva da sensibilidade.

Como prevenir o pé diabético?

Segundo a endocrinologista, são medidas preventivas: o exame diário dos pés pelo próprio paciente; o uso de sapatos confortáveis e com meias para proteção dos pés; lixar, em vez de cortar as unhas dos pés, e não retirar as cutículas das unhas; não retirar calos com lixas, pedra pomes ou alicates; usar hidratantes nos ...

Como avaliar o pé diabético?

Classicamente, recomenda-se avaliar a sensibilidade dos pés por meio de monofilamento de 10g, associado a mais um teste entre: diapasão 128 Hz (sensibilidade vibratória), pino ou palito (sensibilidade dolorosa), martelo (reflexo aquileu) ou bioestesiômetro (limiar de sensibilidade vibratória).

O que cura pé diabético?

Primeiros socorros para feridas em diabéticos

  1. Lavar a região utilizando água morna e sabão com pH neutro;
  2. Evitar colocar produtos antissépticos na ferida, como álcool, iodopovidona ou peróxido de hidrogênio, pois podem lesionar os tecidos e atrasar a cicatrização;

Como ocorre o pé diabético?

  • O pé diabético é uma complicação do Diabetes mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados.

Qual é o tratamento para o pé diabético?

  • Ela é a última opção e é utilizada quando tratamentos não surtem efeitos. Geralmente as amputações, ou seja, retirada da área necrosada começa pelos dedos, podendo evoluir para um pedaço ou totalidade do pé e em casos mais extremos pode chegar até mesmo à um pedaço da perna. Existe Tratamento para Pé Diabético?

Como é feito o diagnóstico do pé diabético?

  • O diagnóstico do pé diabético é feito pelo clínico geral ou endocrinologista ou cirurgião vascular e é baseado nos sinais e sintomas apresentados no membro inferior.

Qual o sintoma clássico do pé diabético?

  • Um sintoma clássico do paciente que possui pé diabético são as rachaduras que ocorrem pela falta ou diminuição da vascularização sanguínea nos pés, algo muito comum em pacientes diabéticos que não controlam seus níveis glicêmicos. Esse é mais um sintoma clássico dessa doença e é ocasionado pela má circulação de sangue.

Postagens relacionadas: