adplus-dvertising

Quais são as etapas da têmpera?

Índice

Quais são as etapas da têmpera?

Quais são as etapas da têmpera?

O tratamento térmico de Têmpera compreende as seguintes etapas:

  • Aquecer até a temperatura de austenitização;
  • Resfriamento brusco até a temperatura ambiente. (Pode-se utilizar diferentes meios de resfriamento (Água, Óleo, Ar, Nitrogênio, etc)
  • Recomenda-se sempre a realização de revenimento pós-têmpera.

Em quais peças são aplicadas a têmpera?

O Processo de têmpera pode ser aplicado em peças de aço e ferro fundido, principalmente em peças que precisem apresentar uma rigidez mais elevada.

Quais os tipos mais utilizados de têmpera superficial?

O objetivo principal da têmpera superficial é o aumento da resistência à fadiga. Para isto pode-se utilizar três métodos distintos: têmpera progressiva, rotativa e estacionaria. A dureza superficial e a profundidade de têmpera são funções do material utilizado e de sua respectiva temperabilidade.

Quais são os métodos de aplicação da têmpera por chama?

Através da têmpera por indução e por chama consegue-se um efeito similar ao do tratamento de cementação e têmpera, quando se compara a dureza, resistência ao desgaste e condições de tensões residuais. ... Para isto pode-se utilizar três métodos distintos: têmpera progressiva, rotativa e estacionaria.

Quais são os efeitos da têmpera?

  • Até o arrefecimento de tais ligas ao ar (processo de normalização) obtém muitos dos efeitos desejados do processo de têmpera e apenas depois disso tudo pode o aço ser, então, comercializado. A têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas.

Quais são os tipos de tratamento de têmpera?

  • Recozimento, normalização, têmpera, revenimento e coalescimento são os tipos de tratamento térmico mais comuns. O processo de têmpera será o foco dessa edição. O objetivo da têmpera está na obtenção de uma microestrutura que proporcione ao aço propriedades elevadas de dureza e resistência mecânica.

Qual é o diferencial da têmpera?

  • Têmpera diferencial: apenas algumas áreas da peça de aço são temperadas, as demais recebem isolamento. Utiliza-se para peças que necessitem de regiões duras e algumas áreas moles.

Quais os tipos de resfriamento utilizados no processo de têmpera?

  • Diversos tipos de resfriamento podem ser utilizados no Processo de têmpera, como água, óleo, polímero, salmoura, ar, banho de sal, entre outros. A aplicação do Processo de têmpera faz com que determinada peça tenha sua resistência mecânica e seu desgaste superficial muito aumentados, consequentemente aumentando sua qualidade.

Postagens relacionadas: