adplus-dvertising

O que é o processo de metalização?

Índice

O que é o processo de metalização?

O que é o processo de metalização?

Metalização, ou Aspersão Térmica como também é conhecido, é um grupo de processos utilizados para aplicação de revestimentos em peças industriais dos mais variados ramos. O processo consiste na projeção de partículas de uma liga metálica contra uma superfície previamente preparada.

Qual o tipo de gás utilizado na metalização por chama?

No processo de metalização por chama à gás ou flame spray, um metal em forma de arame ou pó se funde pelo calor da chama gerado pela queima dos gases combustíveis (acetileno, gás natural, GLP ou gás propano) e oxigênio.

Quais os tipos de fontes de calor que podem ser utilizadas no processo de metalização?

Os processos de metalização por aspersão térmica utilizam tipos diferentes de equipamentos, tais como: chama a gás, arco elétrico, plasma, HVOF, detonação, a frio, etc., para melhor aplicação de camadas formadas por diversos materiais disponíveis.

Como cromar pequenos objetos?

Compre um desengordurante comercial, daqueles feitos para cozinha, bicicletas ou objetos de metal. Aplique-o no item que você vai cromar e espere de três a cinco minutos. Em seguida, pegue um pano limpo e esfregue na superfície até não restar nada do tipo.

O que é Cladização?

A cladização ou cladeamento é uma das técnicas utilizadas para a colocação de revestimentos metálicos com a finalidade de controle de corrosão; consiste na aplicação, através de soldagem, de um metal resistente à corrosão sobre outro metal cuja resistência à corrosão é inferior.

Quais são os três processos na metalização dos metais?

Índice

  • 2.1 Metalização por chama.
  • 2.2 Metalização por Arco elétrico.
  • 2.3 Metalização por detonação.
  • 2.4 Metalização por Chama de Alta Velocidade – HVOF.
  • 2.5 Metalização por Plasma.
  • 2.6 Metalização a frio.
  • 2.7 Metalização a quente.

Quais os tipos de galvanoplastia?

Assim, veja os mais realizados tipos de galvanoplastia:

  • Cromagem: recobrimento de uma peça com o metal crômio (Cr);
  • Prateação: recobrimento de uma peça com o metal prata (Ag);
  • Douração: recobrimento de uma peça com o metal ouro (Au);
  • Niquelagem: recobrimento de uma peça com o metal níquel (Ni);

Quais os mecanismos envolvidos nos processos de aspersão térmica?

O processo de aspersão térmica é sempre um balanço entre a energia térmica e cinética da partícula. O modo como a partícula se deforma e resfria é um fator fundamental nas características microestruturais do recobrimento e da adesão do mesmo no substrato.

Quais os materiais disponíveis para a metalização?

  • Existem vários materiais disponíveis para a metalização tais como metais, ligas metálicas, cerâmicas, plásticos e materiais compósitos. Estes materiais tanto podem ser alimentados em forma de pó ou arame, que é aquecido até à sua fusão ou semi fusão e acelerados através de ar comprimido até aos substratos sob a forma de particulas micrométricas.

Como foi inventada a metalização?

  • A Metalização foi inventada no final do século XIX, quando um engenheiro suíço – Dr. Max Ulrich Schoop de Zurique, ofereceu um canhão de brinquedo ao seu filho, e verificou que as balas de chumbo que este disparava ficavam firmemente aderidas às superfícies a que fazia alvo. [1]

Qual a espessura da metalização?

  • A Metalização pode fornecer uma espessura elevada (Entre 20 micrómetros a vários milímetros), dependendo do processo e do material a ser depositado, numa grande área e a uma taxa de deposição mais elevada quando comparado com outros processos como Galvanoplastia, Deposição de vapor.

Qual o material mais indicado para metalização a frio?

  • Metais macios como o Cobre e o Alúminio são os mais indicados para a metalização a frio, mas outros materiais de revestimento como o Tugsténio, Tântalo, Titânio, MCrAlY também podem ser aplicados através deste método.

Postagens relacionadas: