O que a imunoterapia pode causar?
O que a imunoterapia pode causar?
É um tratamento com um medicamento ou combinação de medicamentos, que utiliza o próprio sistema de defesa do corpo para atacar as células do câncer. A imunoterapia estimula o organismo a identificar as células cancerosas e atacá-las com medicamentos que modificam a resposta imunológica.
Qual a definição da imunoterapia?
- A imunoterapia é definida como o tratamento de doenças alérgicas realizado com base em uma vacina de alérgenos, o mesmo que causa a alergia em questão.
Como a imunoterapia pode apresentar efeitos colaterais?
- Assim como outras formas de tratamento, a imunoterapia também pode apresentar alguns efeitos colaterais. Nem todos os pacientes que utilizam esses tratamentos apresentam esses efeitos, sendo que as condições podem variar de um paciente para o outro.
Como a imunoterapia pode ser utilizada no caso do câncer?
- No caso do câncer, a imunoterapia pode ser utilizada juntamente com a quimioterapia em casos de difícil tratamento, parecendo melhorar as chances de cura de determinados tipos de câncer, como é o caso do melanoma, do câncer de pulmão ou câncer renal, por exemplo.
Como funciona a imunoterapia celular?
- O primeiro, a imunoterapia celular, consiste em retirar células de defesa do paciente, trabalhá-las em laboratório e reinseri-las no indivíduo com o objetivo de atacar o câncer. Existem dois métodos que se prestam a isso.