Como são formados e despolimerização dos filamentos de actina?
Índice
- Como são formados e despolimerização dos filamentos de actina?
- Como se formam os filamentos de actina?
- Como é formada a actina?
- O que é um Protofilamento quantos Protofilamentos formam um microtúbulo?
- O que é polimerização e despolimerização?
- Onde encontramos filamentos de actina?
- Onde ocorre a nucleação dos filamentos de actina?
- Quem produz actina e miosina?
- Como ocorre a polimerização?
- Qual a quantidade de moléculas de actina?
- Quais são as características do filamento de actina?
- Como são obtidos os polímeros?
Como são formados e despolimerização dos filamentos de actina?
A actina G possui assimetria e só parte da molécula liga-se à miosina e ao ATP. Este ATP liga-se a monômeros de actina, que se fecham, ocorrendo a polimerização, seguida da hidrólise de ATP. Este último processo facilita a despolimerização (processo contínuo).
Como se formam os filamentos de actina?
Os microfilamentos ou filamentos de actina são formados por subunidades globulares chamadas de actina G que se organizam em hélice resultando um filamento de actina também conhecido como actina F. Os filamentos de actina possuem cerca de 30 vezes o tamanho dos microtúbulos e são mais finos e flexíveis.
Como é formada a actina?
No filamento fino temos a actina que é uma estrutura longa (5nm), formada por dois filamentos, contorcidos em forma de hélice, de polímeros de actina (actina F ou fibrosa). Os polímeros de actina são constituídos por volta de 200 pequenos monômeros de actina (Actina G ou globular).
O que é um Protofilamento quantos Protofilamentos formam um microtúbulo?
Existem 2 tipos de tubulinas que se associam formando dímeros, a α (alfa) e a β (beta); estes se polimerizam formando protofilamentos. São necessários 13 protofilamentos para se formar o microtúbulo, que são polimerizados a partir de um centrossomo, que geralmente fica no centro do citoplasma celular.
O que é polimerização e despolimerização?
A polimerização/despolimerização é um processo dependente de energia (sob a forma de GTP). A polimerização/despolimerização ocorre em velocidades diferentes nas duas extremidades dos microtúbulos. ... Além disso, os microtúbulos realizam esse processo de polimerização/despolimerização constante a partir dos centrossomas.
Onde encontramos filamentos de actina?
Na maioria das células animais, a rede de filamentos de actina é encontrada na região do citoplasma no limite da célula. Esta rede, que está ligada à membrana plasmática por conectores proteicos especiais, dá à célula a sua forma e estrutura 2.
Onde ocorre a nucleação dos filamentos de actina?
Os filamentos de actina são frequentemente nucleados na ou próximos à membrana citoplasmática, regulados por sinais externos.
Quem produz actina e miosina?
No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.
Como ocorre a polimerização?
- A polimerização acontece por diversas reações como: reação de polimerização por adição, reação de polimerização por adição 1,4 e reação de polimerização por condensação (ou eliminação).
Qual a quantidade de moléculas de actina?
- A actina é uma proteína extremamente comum em organismos eucarióticos. De todas as proteínas celulares, a actina é responsável por cerca de 5 a 10% – dependendo do tipo de célula. No fígado, por exemplo, cada uma das células que constituem tem quase 5,10 8 moléculas de actina.
Quais são as características do filamento de actina?
- Em geral, existem três características proeminentes desse fenômeno: 1) Os filamentos de actina são típicos da estrutura do tecido muscular e do citoesqueleto das células eucarióticas. 2) Polimerização e despolimerização é um processo dinâmico que é regulado.
Como são obtidos os polímeros?
- Os polímeros são obtidos através de uma ou mais reações químicas chamadas Reações de Polimerização.