O que é DM na saúde?
Índice
- O que é DM na saúde?
- O que é diabetes minutos?
- O que se pode fazer quando se tem uma crise de diabete?
- Como funciona o Programa de Hipertensão e diabetes?
- O que é HAS ou DM?
- Como saber se uma pessoa tem diabetes?
- O que é ser diabético?
- Como obter a glicose do corpo?
- Qual o metabolismo da glicose?
- Como a glicose precisa ser armazenada?
- Como se quebra uma molécula de glicose?
O que é DM na saúde?
Diabetes mellitus - DM O DM é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas.
O que é diabetes minutos?
CONCEITO DE DIABETES MELLITUS O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos.
O que se pode fazer quando se tem uma crise de diabete?
Para isso, siga os seguintes primeiros socorros para diabéticos:
- Dê algo doce para pessoa comer, como 1 colher de sopa cheia ou 2 sachês de açúcar com um pão;
- Se o açúcar não aumentar no sangue ou os sintomas não apresentem melhorias em 30 minutos, ofereça açúcar novamente à vítima (caso ela esteja acordada);
Como funciona o Programa de Hipertensão e diabetes?
O objetivo principal é estimular a detecção precoce e o acompanhamento adequado das pessoas com hipertensão e diabetes, de forma a melhorar a qualidade de vida, minimizar as complicações crônicas a longo prazo e reduzir a morbimortalidade cardiovascular, principal causa de morte na cidade e no país como um todo.
O que é HAS ou DM?
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a mais frequente das doenças cardiovasculares e quando acompanhada pelo Diabetes Mellitus (DM), tende a trazer mais complicações às pessoas nessas condições.
Como saber se uma pessoa tem diabetes?
A BBC Brasil lista abaixo alguns sinais que podem indicar que você precisa procurar um médico:
- 1) Sede. Ter sede em excesso pode ser um indicativo de diabetes. ...
- 2) Excesso de urina. ...
- 3) Fome. ...
- 4) Tontura e cansaço. ...
- 5) Perda de peso. ...
- 6) Visão embaçada. ...
- 7) Infecções nas regiões genitais. ...
- 8) Idade e grupos de risco.
O que é ser diabético?
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
Como obter a glicose do corpo?
- “De fato, se uma pessoa adotasse uma dieta livre de açúcar isso não representaria nenhum problema: o organismo tem vários mecanismos para obter glicose”, aponta De Cangas. “Além de obtê-la através da alimentação, nosso corpo pode sintetizá-la a partir do glicogênio, um polissacarídeo armazenado no fígado e, em menor quantidade, nos músculos.
Qual o metabolismo da glicose?
- “O metabolismo da glicose proporciona o combustível para a função fisiológica do cérebro através da geração de ATP – adenosina trifosfato, a molécula-estrela no processo de obtenção de energia celular nas reações químicas –, a base para a manutenção celular neuronal e não neuronal, assim como para a geração de neurotransmissores”, explica o estudo.
Como a glicose precisa ser armazenada?
- A GLICOSE PRECISA ESTAR PRESENTE NO SANGUE, SER ARMAZENADA NO FIGADO E NOS MÚSCULOS NA FORMA DE GLICOGÊNIO E SER TRANSFORMADA EM ÁCIDOS GRAXOS E TRIGLICERÍDEOS QUE É OUTRA FORMA DA ENERGIA A SER ARMAZENADA.
Como se quebra uma molécula de glicose?
- A molécula instável de glicose, quando se quebra, forma duas moléculas de ácido pirúvico e gera quatro moléculas de ATP. Como no início do processo são utilizados fosfatos provenientes de duas moléculas de ATP, o saldo líquido é de duas moléculas. Observe um esquema resumido da glicólise