Como funciona um forno de vidro?
Índice
- Como funciona um forno de vidro?
- Qual a importância do processo de têmpera no vidro?
- Qual é a fusão do vidro?
- Qual é o ponto de fusão do vidro?
- Como os vidros temperados são utilizados?
- Qual a resistência do vidro temperado?
- Por que o vidro é líquido?
- Qual o tipo de vidro mais utilizado na construção civil?
Como funciona um forno de vidro?
Os fornos de fusão empregados em vidro são regenerativos, isto é, aproveitam o calor da fumaça antes de descartá-la para aquecer o ar que, em conjunto com o gás, fará a combustão.
Qual a importância do processo de têmpera no vidro?
O processo de têmpera é aquele que agrega mais resistência aos vidros e os torna mais seguros, já que sua eventual fragmentação é influenciada e se torna menos passível de provocar cortes.
Qual é a fusão do vidro?
No processo de reciclagem, o vidro comum funde a uma temperatura entre 1000oC e 1200oC, enquanto que a temperatura de fusão da fabricação do vidro, a partir dos minérios, ocorre entre 1500oC e 1600oC.
Qual é o ponto de fusão do vidro?
1 500 graus C “Quando aquecido a uma temperatura de cerca de 1 500 graus C, o vidro torna-se totalmente líquido, mas já a partir de 700 graus começa a amolecer.
Como os vidros temperados são utilizados?
- É por conta disso que os vidros temperados são amplamente utilizados em carros, mesas, portas, janelas, móveis em geral, entre outros objetos que exigem dureza e segurança para os seus usuários.
Qual a resistência do vidro temperado?
- Vidro temperado costuma ter resistência de 3 a 5 vezes superior do que o vidro recozido. Outra característica do vidro temperado é que se por alguma razão uma trinca atingir a parte interna que está em tração ele quebra imediatamente se dividindo em centenas de pequenos pedaços.
Por que o vidro é líquido?
- Com substâncias que geram o vidro ocorre o mesmo. Em altas temperaturas elas são líquidas porem apresentam uma característica de alta viscosidade, como o mel, por exemplo.
Qual o tipo de vidro mais utilizado na construção civil?
- Trata-se de um material versátil e muito moderno. Os tipos de vidro mais utilizados na construção civil – comum, temperado e laminado – são empregados em diferentes situações e a BBa sistemas de envidraçamentos cuida para que cada local utilize o tipo de vidro apropriado à função garantindo maior eficácia e segurança aos seus usuários.