adplus-dvertising

O que é o núcleo do transformador?

Índice

O que é o núcleo do transformador?

O que é o núcleo do transformador?

O núcleo do transformador é responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário. O núcleo é constituído por um material ferromagnético, que contém em sua composição o silício, que lhe proporciona características excelentes de magnetização e perdas.

Como funciona o núcleo do transformador?

O núcleo serve para acoplar as duas bobinas, isso é, facilitar que uma bobina induza uma tensão elétrica na outra bobina. Portanto, os transformadores funcionam por conta do principio da indução eletromagnética. Dessa forma, é possível controlar o valor da tensão de saída a partir da tensão de entrada no transformador.

Como deve ser construído o núcleo magnético de um transformador de potência?

O núcleo é constituído por placas laminadas e dopadas de materiais de alta resistência elétrica, as quais têm o objetivo de minimizar as perdas por correntes parasitas. Materiais com alta permeabilidade magnética são utilizados para diminuir as perdas por histerese.

Por que é usado núcleo de ferro laminado num transformador?

De forma a reduzir as perdas por efeitos joule, o núcleo do transformador é laminado, pois dessa forma ele diminui a indução de correntes parasitas ou de correntes de Foucault no próprio núcleo, e consequentemente as perdas de energia para o meio ambiente, ou seja, transformação de energia elétrica em energia térmica.

Quais são os principais tipos de núcleo dos transformadores?

Os tipos de transformadores de acordo com o núcleo são: os de núcleo de ar, cujos enrolamentos ficam em contato com a própria atmosfera e os de núcleo ferromagnético, onde são usadas chapas de aço laminadas (no geral usam-se chapas de aço-silício, por diminuírem a perda por Corrente de Foucault ou correntes parasitas).

Como são os transformadores?

Os transformadores consistem em dois enrolamentos de fios, primário e secundário, envolvidos em um núcleo metálico. A passagem de uma corrente elétrica alternada no enrolamento primário induz à formação de uma corrente elétrica alternada no enrolamento secundário.

Como identificar os transformadores?

Alguns fabricantes costumam adotar um código de cores para os fios: o preto é usado para o final de enrolamento do primário enquanto que o vermelho e o marrom são usados para identificar a outra extremidade que pode ser de 110V ou 220V. Por outro lado, os terminais do secundário de baixa tensão usam fios da mesma cor.

Quais são os transformadores de núcleo de ar?

  • Esses transformadores são chamados transformadores de núcleo ferromagnético. Há ainda os transformadores de núcleo de ar, que possui seus enrolamentos em contato com a atmosfera. Transformadores também podem ser utilizados para o casamento de impedâncias.

Como funcionam os transformadores comuns?

  • Os transformadores comuns são construídos com dois enrolamentos de fios de cobre, chamados de primário e secundário. Esses enrolamentos sempre contam com diferentes números de voltas e encontram-se então torcidos em volta de um núcleo de ferro, sem que haja contato entre eles. Observe a figura a seguir:

Como é feita a medição do transformador de núcleo de Ferro?

  • A medição pode ser feita seguramente pelo técnico usando um transformador no projeto original da linha que abaixaa tensão a um nível segura para o técnico e que a partir da qual pode-se obter a tensão original usando a relação de espiras que deve ser conhecida. Circuito Equivalente do Transformador de núcleo de ferro

Qual o enrolamento de um transformador?

  • Um transformador é constituído basicamente de dois enrolamentos onde o fluxo magnético, variável, produzido em um age sobre o outro. O enrolamento no qual a fonte é aplicada é o primáriodo transformador e o enrolamento onde a carga é conectada é o secundário.

Postagens relacionadas: