adplus-dvertising

Como é escolhido o nome de um sítio arqueológico?

Índice

Como é escolhido o nome de um sítio arqueológico?

Como é escolhido o nome de um sítio arqueológico?

O que chamamos de sítio arqueológico é um local onde foram encontrados vestígios de ocupação humana, seja esta ocupação antiga ou recente. ... Já existem mais de 20 mil sítios arqueológicos registrados em território brasileiro, de acordo com o IPHAN.

O que é um sítio arqueológico?

São considerados sítios arqueológicos os locais onde se encontram vestígios positivos de ocupação humana, os sítios identificados como cemitérios, sepulturas ou locais de pouso prolongado ou de aldeamento, "estações" e "cerâmicos”, as grutas, lapas e abrigos sob rocha.

Quais os sítios arqueológicos encontrados no mundo?

Conheça destinos imperdíveis para visitar

  • Angkor Wat, Camboja. Angkor Wat é um enorme parque de 400 km² que abriga ruínas de templos, fortificações, obras e estradas hidráulicas (Foto: Getty Images) ...
  • Machu Picchu, Peru. ...
  • Luxor, Egito. ...
  • Delfos, Grécia. ...
  • Pompéia, Itália. ...
  • Tikal, Guatemala. ...
  • Petra, Jordânia. ...
  • Masada, Israel.

Quais são os sítios arqueológicos do Tocantins e onde estão localizados?

Patrimônio Arqueológico - TO Destacam-se, dentre o patrimônio arqueológico tocantinense, os sítios da região do Jalapão, no leste do Estado, e da região de Lajeado, onde existem significativos sítios rupestres.

Como podemos caracterizar um sítio arqueológico?

Sítio arqueológico, local arqueológico ou estação arqueológica é um local ou grupo de locais - cujas áreas e delimitações nem sempre se podem definir com precisão - onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico, seja, esse, pré-histórico ou não.

O que caracteriza um sítio?

De acordo com Campos, o sítio é um pedaço de terra um pouco maior que a chácara e mais afastado da cidade. “O sítio já é maior que a chácara, fica fora das imediações da cidade, e tem até 10, 15, 20 hectares. São de pessoas que moram na cidade e no fim de semana praticam uma atividade rural”, diz o secretário.

O que é Arqueologia e o conceito de sítios arqueológicos?

Sítio arqueológico, local arqueológico ou estação arqueológica é um local ou grupo de locais - cujas áreas e delimitações nem sempre se podem definir com precisão - onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico, seja, esse, pré-histórico ou não.

Quais são os principais sítios arqueológicos do mundo?

Machu Picchu – Peru Talvez o mais conhecido dos sítios arqueológicos, a cidade de Machu Picchu foi construída no século 15, a 2.500 metros acima do nível do mar.

Qual o sítio arqueológico mais famoso do mundo?

Machu Picchu Machu Picchu é um dos mais famosos, procurados e místicos lugares ao redor do mundo. E não é átoa todas as buscas e visitações, sendo que essa é uma das regiões de maior concentração histórica e de sítios arqueológicos que remontam toda a história da civilização Inca.

Quais grupos realizam o levantamento Arqueologico no Tocantins?

Atualmente, o Nuta executa três projetos de levantamento, salvamento e monitoramento do patrimônio histórico, cultural, paisagístico e arqueológico das regiões impactadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Estreito (na divisa do Tocantins com o Maranhão), da Ferrovia Norte-Sul e da BR-242.

Por que não visitar um sítio arqueológico?

  • Algumas coisas juntas, em um mesmo contexto, podem ser associadas pelo arqueólogo, para descobrir, como um detetive, informações sobre o que aconteceu naquele lugar, naquele momento da história. Por isso não devemos mexer ou tirar as coisas do lugar, ao visitar um sítio arqueológico.

Quais são os sítios arqueológicos mais conhecidos?

  • Os sítios arqueológicos mais conhecidos correspondem a cidades, templos, cemitérios e túmulos antigos soterrados em várias partes do mundo. No Brasil, esses locais são protegidos por lei e é crime destruí-los.

Como podemos destruir um sítio arqueológico?

  • Se tentarmos escavar ou explorar um sítio arqueológico sem o conhecimento dos métodos apropriados para essa tarefa, podemos destruir as informações que ele contém. Os sítios arqueológicos são protegidos por lei – a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional.

Como são protegidos os sítios arqueológicos?

  • Os sítios arqueológicos são protegidos por lei – a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional. O que faz um arqueólogo? Para um arqueólogo, um montinho de lascas de pedra pode trazer um sem número de informações que para uma pessoa comum pode não ter o menor significado.

Postagens relacionadas: