adplus-dvertising

Quais as características dos modos de vida e sobrevivência dos caiçaras?

Índice

Quais as características dos modos de vida e sobrevivência dos caiçaras?

Quais as características dos modos de vida e sobrevivência dos caiçaras?

Hoje, o caiçara é alguém que vive cercado – por fronteiras naturais do mar e da serra, e por imposições como a industrialização de áreas pesqueiras, a especulação imobiliária e a criação de reservas florestais, outro obstáculo ao modo de vida tradicional.

O que é caiçara definição?

substantivo masculino Caipira. Pescador que vive na praia. Malandro, vagabundo.

Quais as características das comunidades caiçaras?

Denominam-se caiçaras os habitantes tradicionais do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros e que têm, em sua cultura, a pesca artesanal, a agricultura, a caça, o extrativismo vegetal, o artesanato e, mais recentemente, o ecoturismo.

Qual é a principal atividade dos caiçaras?

Os caiçaras apresentam uma forma de vida baseada em atividades de agricultura itinerante, da pequena pesca, do extrativismo vegetal e do artesanato. Essa cultura desenvolveu-se principalmente nas áreas costeiras dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina.

Onde os caiçaras vivem?

Caiçaras são encontrados na maior parte do litoral sudeste e, mais ao norte, podemos encontrar comunidades mais ligadas às raízes africanas, como os jangadeiros e os balseiros, por exemplo, na Bahia e no Maranhão, respectivamente.

Quais são as atividades exercidas pelas caiçaras para garantir a sobrevivência?

As principais atividades econômicas e de subsistência (produção de alimento) de ambos grupos culturais consistem principalmente na pesca artesanal, agricultura de pequena escala, complementadas por criação de animais e extrativismo vegetal (especialmente na Amazônia), além do turismo (principalmente no litoral).

Como se desenvolveu o Caiçara?

  • Com a decadência econômica da região litorânea, as comunidades caiçaras ficaram, por largo tempo, geograficamente isoladas das florescentes cidades do interior. Sendo assim, o caiçara se desenvolveu de forma diferente do caipira, e, portanto, adotou práticas culturais e econômicas singulares.

Qual a origem da cultura caiçara?

  • Em suma, a cultura caiçara tradicional reflete essa combinação entre agricultura e pesca. Nas cidades, os caiçaras tentam manter suas tradições, que também estão ligadas ao "particularismo da gente do litoral". Este é marcado pela exploração dos ambientes marinhos em oposição aos de terra.

Qual a diferença entre Caiçara e caipira?

  • Casas de madeira na comunidade Caiçara do Marujá. Ainda sobre a diferença entre o desenvolvimento do caiçara e do caipira, nota-se que as áreas ocupadas por populações caiçaras localizam-se nas mais antigas cidades da região sudeste-sul do Brasil, fundadas entre o século XVI e XVII por portugueses.

Quais são os parâmetros da cultura caiçara?

  • Ventos, umidade, solos deficientes, matas nativas, condições de sol e chuva peculiares à região em que vivem, são esses os parâmetros que moldam as comunidades litorâneas e conformam a expressão da cultura caiçara. Essa é uma verdade universal, se vê repetida em todas as praias de todos os mares do planeta.

Postagens relacionadas: