Qual exame para detectar DPOC?
Qual exame para detectar DPOC?
O diagnóstico da condição é feito pela espirometria ou teste de função pulmonar, exame no qual o indivíduo assopra em um aparelho que mede a capacidade dos órgãos responsáveis pela respiração.
Qual o melhor critério como indicador da DPOC?
Gasometria arterial está reco- mendada na avaliação inicial de pacientes com doença grave, ou seja, VEF1 < 50%, na presença de manifestação clínica de hipoxemia como cianose, cor pulmonale, hiper- tensão pulmonar ou evidência de saturação periférica de oxigênio abaixo de 92%.
Quais os exames para enfisema pulmonar?
O Enfisema Pulmonar não tem cura, mas tem tratamento e, portanto, o diagnóstico precoce é fundamental. Na consulta, o médico fará uma avaliação clínica e analisará os resultados de exames como Raio-X e/ou Tomografia Computadorizada (que oferece grande capacidade de visualização de alterações nos pulmões).
Qual o melhor exame para o diagnóstico da DPOC?
- Como já referido, pacientes com DPOC apresentam oxigenação baixa e elevada retenção de CO2. Porém, o melhor exame para o diagnóstico da DPOC é a espirometria, também chamada de prova de função pulmonar.
Quais as causas mais raras de DPOC?
- Outras causas mais raras de DPOC incluem doenças genéticas como deficiência de alfa-1-antitripsina, exposição crônica a poeira tóxica como nos casos de mineração de carvão, fumaça de soldagem ou fumaça de fogo.
Qual a história do paciente com DPOC?
- Deve-se determinar a história de tabagismo do paciente, exposição ocupacional, comorbidade e qualquer história familiar de doença pulmonar. História de exacerbações e internações prévias devem ser investigadas. Os pacientes com DPOC também podem apresentar dispneia grave e aguda, febre e dor torácica durante exacerbações infecciosas agudas.
Quais os fatores de risco para a DPOC?
- Os fatores de risco para DPOC são semelhantes aos da cardiopatia isquêmica, de forma que a comorbidade é comum. A insuficiência cardíaca do lado direito pode se desenvolver na DPOC de longa duração (cor pulmonale). Útil na resolução de incertezas diagnósticas e para avaliação pré-operatória. [1]