adplus-dvertising

Quais são os tipos de reprodução das esponjas?

Índice

Quais são os tipos de reprodução das esponjas?

Quais são os tipos de reprodução das esponjas?

As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.

Qual mecanismo utilizado pelas esponjas para não filtrar a mesma água novamente?

A coanoderme é a camada interna formada por células chamadas de coanócitos (ou células de colarinho). Os coanócitos são células flageladas e com uma membrana em forma de colarinho em sua região apical. O batimento desses flagelos cria uma corrente que faz a água circular no interior da esponja e sair pelo ósculo.

O que são as células totipotentes das esponjas?

Os amebócitos são células totipotentes que podem gerar qualquer outro tipo de célula no corpo das esponjas. Os porócitos são células que permitem a água no interior dos poríferos. Eles de dobram sobre si mesmas criando um poro. São essas células que vão formar os poros tão característicos do filo dos poríferos.

Por que os animais mais primitivos como as esponjas e os cnidários tem grande capacidade de regeneração?

Questão 5. Os poríferos, assim como ocorre em outros animais, têm grande capacidade de regeneração. Essa regeneração ocorre pela presença de células totipotentes capazes de se multiplicar originando outras células.

Quais células de Poríferos são mais fáceis se diferenciarem?

Gemulação: em condições inviáveis de sobrevivência, alguns amebócitos podem se diferenciar em células chamadas de arqueócitos, que são, então, envolvidas por uma camada protetora, formando uma gêmula.

Como é o desenvolvimento das esponjas?

  • O desenvolvimento é indireto, por meio de uma larva ciliada livre-nadante – a anfiblástula. Depois de um tempo, ela se fixa a um substrato – estágio olinthus. Reprodução Sexuada das Esponjas. Sistemática do filo Porifera. O filo dos poríferos é dividido em três classes: 1. Classe Calcarea (Calcispongiae): Esponjas Calcárias.

Como ocorre a reprodução das esponjas?

  • Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo.

Qual o aspecto primitivo das esponjas?

  • Uma prova disso é um aspecto bem primitivo que podemos observar nas esponjas: elas não apresentam digestão extracelular (fora da célula). Cada célula alimenta por si. Não há uma cavidade digestória onde o alimento é parcialmente digerido primeiro para depois ser distribuído por todas as células.

Como ocorre o desenvolvimento embrionário dos poríferas?

  • Assim, também não formam órgãos e sistemas. Como não há formação de tecidos diferenciados, o desenvolvimento embrionário dos poríferas vai até a fase de blástula. A blástula é o estágio que ocorre após a formação da mórula que, por sua vez, é resultante de várias mitoses do zigoto.

Postagens relacionadas: