adplus-dvertising

Como funciona a usina nuclear de Chernobyl?

Índice

Como funciona a usina nuclear de Chernobyl?

Como funciona a usina nuclear de Chernobyl?

O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.

Como a usina nuclear de Chernobyl explodiu?

Em 26 de abril de 1986, às 1H23, o reator número 4 da central de Chernobyl, situado a 100 quilômetros de Kiev, explodiu durante um teste de segurança. ... Um total de 116 mil pessoas foram retiradas em 1986 dos arredores da central, que permanecem atualmente praticamente inabitados.

Como é formada uma usina nuclear?

  • Como mostra a figura abaixo, uma usina nuclear é formada basicamente por três fases, a primária, a secundária e a refrigeração. Inicialmente, o urânio é colocado no vaso de pressão. Com a fissão, há a produção de energia térmica. No sistema primário, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear. No sistema ...

Como são construídas as usinas nucleares?

  • As reações nucleares de elementos radioativos produzem uma grande quantidade de energia térmica. Geralmente, as usinas nucleares são construídas por um envoltório de contenção feito de ferro armado, concreto e aço, com a finalidade de proteger o reator nuclear de emitir radiações para o meio ambiente.

Qual a primeira usina nuclear do mundo?

  • O governo russo inaugurou em abril de 2018 a primeira usina nuclear flutuante do mundo, localizada no Mar Ártico. Em alguns países como Suécia, Finlândia e Bélgica a energia nuclear já representa mais de 40% do total de eletricidade produzida.

Quais as usinas nucleares no Brasil?

  • No Brasil há 2 usinas nucleares construídas, Angra 1 e Angra 2, e uma terceira em construção, Angra 3. O tema “Usina nuclear” inspira um profundo medo na sociedade, decorrente das repercussões dos maiores desastres em centrais nucleares do mundo, Chernobyl e Fukushima.

Postagens relacionadas: