Como funciona cada tipo de lâmpada?
Como funciona cada tipo de lâmpada?
Resumão
- Lâmpada incandescente - estas lâmpadas “clássicas” produzem luz quando um filamento é aquecido por uma corrente elétrica; consomem muita energia.
- Lâmpada halógena - tipo de lâmpada incandescente que contém uma pequena quantidade de gás halogênio dentro do bulbo.
Qual a temperatura de uma lâmpada incandescente?
É feito de fio de tungstênio devido à grande resistência física e ao alto ponto de fusão (3.410°C) deste metal. Quanto maior a temperatura do filamento, maior a eficiência da lâmpada.
Qual a vida útil da lâmpada incandescente?
- Por esse motivo é importante no projeto de uma lâmpada que a temperatura do filamento seja mantida a mais alto possível, mas mantendo a vida útil da lâmpada dentro de um valor razoável. Por aproximadamente 26 anos, todas as lâmpadas incandescentes possuíam filamentos feitos de celulose carbonizada (papel, algodão ou bambu).
Como simular uma lâmpada incandescente?
- É possível simular uma lâmpada incandescente com materiais simples. Um simples grafite de lapiseira, de 0,5mm de diâmetro é o nosso filamento ideal para esta lâmpada. Precisaremos também de dois cabos conectados a uma garra tipo jacaré.
Qual a diferença entre as lâmpadas incandescentes e fluorescentes?
- Um dos reflexos disso é que grande parte das pessoas trocou as lâmpadas de casa, que antes eram, em sua maioria, incandescentes, e passou a usar as fluorescentes. → Qual é a diferença entre esses dois tipos de lâmpadas? Primeiramente, o funcionamento. A lâmpada incandescente possui em seu interior um pequeno filamento de tungstênio.
Qual o desenho da lâmpada incandescente de Edison?
- Desenho da lâmpada Incandescente de Edison, como apresentado em sua patente de 1880. O filamento não deve ter contato com o ar, pois do contrário sua vida seria muito curta, devido à ação oxidante do oxigênio sobre ele. Por isso, as primeiras lâmpadas incandescentes possuíam o meio interno sob vácuo.