Qual o funcionamento de um reator nuclear?
Índice
- Qual o funcionamento de um reator nuclear?
- O que alimenta um reator nuclear?
- Como é o núcleo de um reator nuclear?
- Como funciona o reator nuclear de Chernobyl?
- Qual a função de um reator nuclear?
- Qual é o reator?
- Quais as funções da piscina água envolvendo o núcleo do reator nuclear?
- Qual a composição do reator nuclear?
- Quais são os reatores nucleares rápidos?
- Quais são os reatores de energia?
- Como os reatores nucleares utilizam o grafite?
Qual o funcionamento de um reator nuclear?
O reator nuclear converte a energia nuclear advinda da fissão do urânio em energia térmica para que, consequentemente, esta possa ser transformada em energia mecânica e elétrica. O núcleo atômico do urânio absorve nêutrons que foram lançados contra ele e então é capaz de passar pelo processo de fissão.
O que alimenta um reator nuclear?
O combustível nuclear mais comumente usado é o urânio. No entanto, é possível utilizar outros, como o plutônio. Esse combustível alimenta o reator para garantir a continuidade de uma reação em cadeira entre prótons e nêutrons.
Como é o núcleo de um reator nuclear?
O núcleo do reactor é construído dentro de um forte recipiente de aço que contém varetas de combustível feitas de materiais cindíveis (físseis) metidos dentro de tubos. Essas varetas produzem calor enquanto o combustível sofre a cisão (fissão).
Como funciona o reator nuclear de Chernobyl?
O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.
Qual a função de um reator nuclear?
Os reatores nucleares foram desenvolvidos para que pudessem sustentar uma reação em cadeia contínua de fissão, que acontece em um combustível de urânio sólido cercado por água e feito somente para esse objetivo. Então, quando o reator é ligado, os átomos de urânio se dividem, liberam nêutrons e se aquecem.
Qual é o reator?
Um reator nuclear é um dispositivo usado em usinas para controlar a reação de fissão nuclear. Essa reação ocorre de forma descontrolada, por exemplo, na explosão de bombas atômicas; mas os reatores possuem mecanismos que impedem isso, fazendo com que a reação seja controlada e reaproveitada para gerar energia elétrica.
Quais as funções da piscina água envolvendo o núcleo do reator nuclear?
Dos reatores nucleares em operação, a maioria utiliza a água como meio refrigerante, que não funciona somente como meio de transporte de calor do núcleo do reator, mas também como moderador dos nêutrons de fissão.
Qual a composição do reator nuclear?
- A composição do reator nuclear é formada pelo combustível nuclear, o refrigerante, os elementos de controle, os materiais estruturais e, no caso de um reator nuclear, o moderador nuclear. Para construir um reator nuclear é necessário ter combustível nuclear suficiente, que chamamos de massa crítica .
Quais são os reatores nucleares rápidos?
- Reatores nucleares rápidos. Os reatores nucleares nucleares são aqueles que trabalham diminuindo (moderando) os nêutrons mais rápidos ou aumentando a proporção de átomos físseis. Para desacelerar esses nêutrons, chamados de nêutrons lentos, você precisa de um moderador nuclear que possa ser água leve, água pesada ou grafite.
Quais são os reatores de energia?
- Reatores de energia são normalmente encontrados em usinas nucleares. Dedicado a gerar calor, principalmente para a produção de eletricidade, eles são operados em mais de 30 países. Seus usos menores estão bebendo água ou água distrito de produção. Sob a forma de unidades menores, eles também propulsoras.
Como os reatores nucleares utilizam o grafite?
- Reatores do tipo RBMK (Reaktor Bolshoy Moshchnosty Kanalnyy ou Reator Canalizado de Alta Potência), como o de Chernobyl, utilizam o grafite como moderador e água como refrigerante e fluido de trabalho", explica. Usinas tipo PWR e BWR não utilizam o grafite, e apenas 30 dos reatores nucleares em operação no mundo todo fazem o uso do mineral.