Qual processo de funcionamento de alto forno?
Índice
- Qual processo de funcionamento de alto forno?
- Como funciona um Alto-forno na produção de ferro?
- Quais as principais funções do alto forno?
- Quais são as reações químicas que ocorrem no alto forno?
- Quanto tempo demora para aquecer um alto forno?
- Como funciona o processo de obtenção do ferro gusa?
- Quanto tempo leva para aquecer um Alto-forno?
- Qual a função do fundente dentro do alto forno?
- Quais são as reações do alto forno?
- Quais são os fatores mais importantes na operação do alto forno?
- Qual a data de operação do forno?
- Como é introduzido o ferro no forno?
Qual processo de funcionamento de alto forno?
O alto forno é um reator termicamente eficiente, que funciona em regime de contracorrente: gás-sólido (coque e minério), efetua queima de coque (produz CO e CO2) e promove a redução do minério: Fe2O3 → FeO (wustita) → Fe sólido a partir do Fe saturado com C no estado líquido.
Como funciona um Alto-forno na produção de ferro?
O alto forno Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono.
Quais as principais funções do alto forno?
Funções do Alto-forno.
- Redução dos óxidos de ferro.
- Fusão do ferro.
- Fusão da ganga (formação de escória)
- Proporcionar quantidade de calor para o trabalho siderúrgico.
Quais são as reações químicas que ocorrem no alto forno?
O monóxido de carbono é um gás redutor do minério de ferro e reage com o óxido de ferro para produzir ferro fundido e dióxido de carbono. Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade.
Quanto tempo demora para aquecer um alto forno?
A primeira corrida de gusa ocorre aproximadamente 24 horas depois do acendimento e após um período de três dias o gusa produzido já está em condições químicas e de temperatura para ser consumido na aciaria.
Como funciona o processo de obtenção do ferro gusa?
A produção do ferro gusa é uma atividade do setor siderúrgico de extrema importância econômica pelo fato de corresponder à grande parte do custo da produção do aço. A produção dessa liga ocorre por meio do processo de redução do ferro presente em minérios que contêm esse elemento.
Quanto tempo leva para aquecer um Alto-forno?
A primeira corrida de gusa ocorre aproximadamente 24 horas depois do acendimento e após um período de três dias o gusa produzido já está em condições químicas e de temperatura para ser consumido na aciaria.
Qual a função do fundente dentro do alto forno?
Fundente em metalurgia é uma substancia usada para promover fluidez ao metal e remover impurezas na forma de escória. Na solda o fundente é usado para retirar camadas de oxidação e prevenir a reoxidação da superfície durante o aquecimento. ...
Quais são as reações do alto forno?
- O principal objetivo das reações do alto forno é obter subprodutos que podem ser usados comercialmente. O método precisa de três substâncias para permitir a extração de ferro de seu minério. A mistura combinada é chamada de carga: Minério de ferro, hematita – geralmente contém areia com óxido de ferro, Fe2O3. Calcário (carbonato de cálcio).
Quais são os fatores mais importantes na operação do alto forno?
- De um modo geral, na operação do alto forno os fatores mais importantes são: a termodinâmica das reações de redução, de Fe2O3 até chegar a Fe metálico, pressão de O2 e sua influência sobre os óxidos, as zonas do alto forno (reserva), onde deve haver controle dos teores de silício e de enxofre, as ventaneiras (pressão de CO), os ...
Qual a data de operação do forno?
- A data de operação do forno não apenas não está clara, como também é possível não haver sobrevivido por muito tempo, de acordo com registros do Conde de Rutland, em 1541.
Como é introduzido o ferro no forno?
- No alto forno é introduzido o minério de ferro sob a forma de sínter ou pelotas (o minério inicialmente contendo cerca de 99 % de Fe2O3, que após ser submetido à sinterização ou pelotização, que reduz o teor de Fe2O3 para cerca de 80 %), é transformado em ferro gusa líquido com teor de fero da ordem de 95 %.